Alana fez bom jogo, com 16 pontos e 9 assistências (Juca Ferreira/Ituano Basquete)

Líder da LBF 2021, o Ituano Basquete conquistou a sétima vitória seguida na temporada nesta quinta-feira (20/5). Atuando em casa, no ginásio Ditinho Xavier, em Itu (SP), o galo venceu o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva por 84 a 72.

E mais uma vez o conjunto ituano fez a diferença. Quatro titulares pontuaram em dígitos duplos e foram responsáveis por 74% dos pontos do time da casa: Alana e Patty, com 16 cada, e Palmira e Érika, que adicionaram individualmente mais 15. A pivô, aliás, foi a mais eficiente do galo, levando seu primeiro Troféu GOL Linhas Aéreas, com uma atuação também de 7 rebotes, 75% de aproveitamento geral nos arremessos e 21 de eficiência.

A melhor performance individual, no entanto, veio do AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva. A ala/pivô Nicolle Chirinda anotou 20 pontos, enquanto as armadoras Larissa e Thaissa adicionaram 12 pontos cada.

Com 17 pontos, 8 vitórias em 9 jogos e 88,9% de aproveitamento na campanha, o Ituano Basquete abre vantagem na liderança da LBF. Em situação oposta, o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva está na sétima posição, com 9 pontos e apenas uma vitória em oito jogos.

Chirinda arremessa; ala/pivô é a cestinha catanduvense na temporada (Juca Ferreira/Ituano Basquete)


Confira aqui as estatísticas da partida


O jogo

O Ituano começou a construir a vitória com um primeiro período forte, vencido por 32 a 21. Com o ritmo menor no segundo período, ainda conseguiu aumentar a vantagem para 13 pontos ao intervalo (45×32).

Mostrando brio, o grupo de Cesamar Fernandes seguiu lutando no terceiro período, utilizando a velocidade na transição para anotar pontos de contra-ataque. Terceira parcial empatada a 21 pontos, porém, e diferença no placar mantida (66×53). Catanduva ainda venceria o último quarto por 19 a 18, o que não foi suficiente para a reação.

Érika estreou em Itu com protagonismo (Juca Ferreira/Ituano Basquete)


Aspas: 

Alana, armadora do Ituano Basquete

Estou muito contente com a vitória do time, uma vitória dentro de casa, muito importante, antes da parada para a Seleção e contra um time raçudo, que não desiste nunca, com meninas muito rápidas. Então foi uma vitória importante, mais uma seguida. Seguimos evoluindo, temos muito a melhorar, nós sabemos, mas cada jogo, cada vitória, é um degrau a mais que subimos, em busca do nosso objetivo.”


Próximos jogos: No domingo (23/5, 14h), o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva recebe o KTO/Blumenau, no ginásio Anuar Pachá, em Catanduva (SP), em jogo de equipes que buscam reabilitação no campeonato. Já o Ituano Basquete descansa durante a apresentação da seleção brasileira, na preparação para a Americup.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.