Após a largada ruim na LBF CAIXA 2019, a Uninassau estreou em casa nesta sexta-feira (29) e alcançou sua primeira vitória na temporada. Jogando no Ginásio Wilson Campos, no Recife (PE), a equipe de Roberto Dornelas derrotou a LSB RJ/Sodiê Doces por 82 a 57, com uma grande partida da ala/pivô Ronni Williams e de Leila.
A norte-americana, que integrou a Seleção da LBF CAIXA na última semana, quebrou o recorde de eficiência da temporada (35) com uma exibição dominante. Registrou 24 pontos com 72,7% de aproveitamento nos arremessos e ainda pegou 6 rebotes e roubou 5 bolas.
Williams ainda deu 5 tocos, igualando o recorde de rejeições em uma só partida na história da LBF CAIXA, registrado por duas vezes na temporada 2015/2016 com Nadia (Sampaio Basquete) e Leticia (Maranhão Basquete).
Leila também estava em ótima noite. Fez 23 pontos e chutou 62,2% com 5 rebotes, 3 roubos de bola e 24 de eficiência. Pela LSB RJ/Sodiê Doces, a ala Thainá marcou 14 pontos (recorde pessoal em duas temporadas na Liga) e Maria Luisa e Karina Jacob foram as mais eficientes (14, cada).
“Foi uma vantagem muito boa para a gente. Essa vitória levanta o ânimo do time e nos dá mais força para o jogo fora de casa”, declarou a armadora Ineidis Casanova, da Uninassau.
O jogo – Disposta a se recuperar na competição, a Uninassau foi para cima desde o começo, imprimindo seu jogo e conquistando uma larga vantagem no primeiro período – 27 a 6. Mas se o começo foi das pernambucanas, as cariocas dominaram o segundo quarto, com uma parcial 27×15 que injetou um ânimo na partida.
Titular por conta do desfalque de Carol Ribeiro, fora do jogo por problemas pessoais, a armadora Maria Luisa fez boa partida, distribuindo 6 assistências e terminando com 14 de eficiência.
Mas o jogo era da Uninassau e de Ronni Williams, que imperou no garrafão com 10 bolas de dois pontos convertidas. O vice-campeão de 2017 voltou a sufocar o time carioca, que não passou dos dez pontos no terceiro período. O último quarto equilibrado manteve a diferença na casa dos 25 pontos e sacramentou a vitória pernambucana.
“Nós entramos muito apáticas, desconcentradas, errando bolas bobas durante o jogo inteiro. É difícil correr atrás depois que abre um placar elástico. No segundo quarto a gente até conseguiu encostar, mas depois do intervalo elas abriram novamente. Domingo a gente enfrenta outra pedreira no Maranhão e, se a gente não entrar focada, as coisas vão ficar difíceis “, lamentou a ala/pivô carioca Karina Jacob.
As duas equipes tem agora o mesmo aproveitamento na tabela de classificação – 25% -, com uma vitória e três derrotas cada. Com saldo menos deficitário, o tricolor do Pernambuco fica à frente da equipe novata, na oitava posição.
Próximos jogos: A LSB RJ/Sodiê Doces segue no nordeste para enfrentar o Sampaio Basquete no domingo (31) às 11 horas (horário de Brasília), no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. Na quinta-feira, 4 de abril, a Uninassau vai até Itu onde encara o Ituano as 20h30 – ambos os jogos terão transmissão online pela LBF LIVE, plataforma exclusiva da LBF CAIXA.
A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.