Starling foi MVP da partida pela primeira vez (Robson Neves)

A Uninassau/Cabo de Santo Agostinho saiu na frente nas semifinais e bateu o Vera Cruz Campinas no Recife (PE) por 65 a 51, em partida disputada na tarde deste sábado (13). A vantagem deixa a equipe pernambucana a apenas uma vitória da decisão da LBF CAIXA 2019 – a série agora vai para o interior paulista, onde o segundo jogo acontece na próxima quinta-feira (18).

Duas estrangeiras foram fundamentais no triunfo da Nassau. A norte-americana naturalizada camaronesa Brittany Starling foi a cestinha e MVP do confronto, anotando 14 de seus 16 pontos no terceiro período, além de 12 rebotes e 21 de eficiência em 28 minutos de ação no ginásio Wilson Campos.

Já a cubana Ineidis Casanova foi o motor da equipe na partida, com atuação de 12 pontos, 8 rebotes e 4 assistências. Ainda pela equipe da casa, Érika pegou 21 rebotes e anotou o novo recorde do fundamento na história dos Playoffs da LBF CAIXA, superando a marca registrada por Ariadna (20) no ano passado.

Campineiras sofreram com a marcação pernambucana (Robson Neves)

Em tarde apática, o atual campeão não teve nenhuma jogadora pontuando em dígitos duplos – cinco terminaram com 8 pontos. Foi a pior atuação ofensiva da equipe na temporada: a anterior (60 pontos) também havia sido registrada contra a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho.

O jogo – As equipes fizeram um jogo de muitos erros – 28 no total – e baixo aproveitamento ofensivo  – ficaram abaixo dos 40% de aproveitamento geral. O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com a Nassau tendo apenas um ponto de vantagem.

O terceiro quarto definiu o placar. Com 14 pontos e 5 rebotes, Starling foi dominante na área pintada e fez a Nassau abrir vantagem de 11 pontos para os últimos 10 minutos. O Vera Cruz esboçou reação no minuto final, mas já era tarde para evitar o revés.

Érika bateu o recorde de rebotes na história dos Playoffs (Robson Neves)

“O jogo inteiro foi difícil. A equipe de Campinas é muito boa, se classificou em 1º. Um jogo nervoso, de detalhes, apesar do placar, foi pegado até o final. E os dois possíveis jogos na casa delas serão ainda mais difíceis. Agora é trabalhar, ver os erros e melhorar no que pudermos, com a expectativa de sairmos com a vitória”, analisou Isabela Ramona, que neste sábado teve atuação discreta: apenas 4 pontos em 35 minutos.

Mais experiente da equipe e da Liga, Ega comentou o que o Vera Cruz Campinas precisa para o jogo 2.

“Voltar a ser o nosso time, de verdade. Fazer tudo no momento certo, como a gente tem jogado. E uma defesa forte pra gente soltar o nosso contra-ataque, que não conseguimos em momento nenhum e é o nosso forte”, opinou.

Ariadna terminou com apenas 8 pontos no Recife; Vera Cruz Campinas precisa vencer em casa na quinta-feira (Robson Neves)

Na outra chave semifinal dos Playoffs, o Sampaio Basquete recebe nesta segunda-feira (15) o Santo André/Apaba/ Caoa Chery. Em vantagem na série, a equipe maranhense pode passar à final se vencer – do contrário, o jogo 3 é logo na terça.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.