Ituano Basquete e BFB Blumenau no jogo 3 das finais da LBF 2021 (Vitor Bett/ BFB Blumenau)

Termina nesta sexta-feira (14/1) o prazo de pré-inscrição das equipes interessadas em disputar a temporada 2022 da LBF.

Para participar do principal torneio de basquete feminino do país, as entidades esportivas devem estar regularmente filiadas à LBF, preencher a ficha cadastral disponível na seção de notas oficiais no site da liga e apresentar condições técnicas e financeiras para a competição.

A pré-inscrição é o primeiro passo para a participação na LBF do próximo ano, mas não garante a entrada da equipe na competição, que ainda depende de análise e aprovação da entidade. A lista oficial de equipes participantes será divulgada em 1 de fevereiro.

“Este é mais um importante passo dentro do nosso planejamento para a próxima temporada, que começou logo após o cronômetro zerar na LBF 2021. Mais uma vez, os clubes têm tempo hábil para se estruturarem e construírem conosco um campeonato cada vez mais forte. Tivemos uma edição maravilhosa neste ano e contamos com a volta do público em 2022 para abrilhantar ainda mais nossa liga. Nossa expectativa é muito positiva e trabalhamos para que ela se concretize”, comenta Ricardo Molina, presidente da LBF.

Bola voltará a cair pelo Brasil em março de 2022 (Vitor Bett/ BFB Blumenau)

Ainda em setembro de 2021, os clubes participaram da primeira reunião que detalhou pontos fundamentais para a disputa, através de videoconferência. Estiveram presentes as oito equipes que disputaram a edição 2021, bem como projetos que já disputaram a liga, como Sport Recife-PE e Pró-Esporte/Sorocaba-SP.

A temporada de 2022 será a décima segunda realizada pela Liga, fundada em 2010, e está prevista para começar no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A edição de 2021, considerada a mais equilibrada da história, teve 72 jogos entre fase de classificação e playoffs e terminou com o título inédito do Ituano Basquete, líder da primeira fase e que teve campanha invicta no mata-mata, derrotando o KTO/Blumenau nas Finais.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, as parcerias da Espaçolaser e da Patriani, e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.