Meli Gretter conduziu o Vera Cruz no ginásio da Ponte Preta (Fábio Leoni)

Com uma atuação soberana no segundo tempo, o Vera Cruz Campinas conquistou sua quinta vitória na LBF CAIXA 2019. Jogando em casa na noite desta quinta-feira (11), o líder do campeonato bateu o Ituano Basquete por 84 a 64 e segue sem perder na competição.

O principal destaque foi a armadora Meli Gretter. A MVP das finais de 2018 contribuiu com 23 pontos, 7 assistências, 6 rebotes, 3 bolas de três, 65,7% de aproveitamento geral e 32 eficiência para receber o troféu de melhor do jogo. Ariadna, com 19 pontos, bateu a marca dos 2.800 da carreira em LBF CAIXA – a cubana é a maior cestinha da história da Liga – e também pegou 8 rebotes na partida. Ega teve sua melhor atuação da temporada com 15 pontos.

“Primeiro tempo foi um jogo muito truncado, as equipes jogando no 5×5, o que dificultou. A partir do momento que acertamos a defesa, o segundo tempo fluiu bem em virtude de uma boa defesa, conseguimos recuperar os rebotes defensivos e a equipe conseguiu desempenhar o que faz de melhor: os contra-ataques e o jogo de transição. Isso foi fundamental para a vitória e a diferença de 20 pontos”, disse o técnico Antonio Carlos Vendramini, do Vera Cruz Campinas.

Gabriela disputa bola com Jeanne. Ala/pivô do Ituano terminou com um duplo-duplo (Fábio Leoni)

Pelo Ituano, a grande pontuadora foi a ala-pivô Gabriela, que anotou um duplo-duplo de 17 pontos e 10 rebotes. Luana (13 pontos) e Monica Nascimento (11) bateram a marca de 700 pontos da Carreira na LBF cada uma.

O jogo marcou o retorno de Kelly ao Ituano. A pivô, que estava no basquete da Turquia, começou no banco, terminou com 5 pontos e 8 rebotes em 27 minutos de ação e comentou a sua volta.

“O time começou muito bem, até o terceiro quarto conseguimos equilibrar o jogo. Mas depois, junto com o cansaço, acabamos precipitando algumas bolas, e uma equipe forte como o Campinas, com muita velocidade, aproveitou para fechar contra-ataques e abrir o placar. Preciso voltar a me entrosar com as companheiras de equipe; fiz apenas três treinos. Mas acredito que posso ajudar muito a equipe e que podemos crescer juntos. Estou muito contente por voltar ao projeto de Itu, que tem valorizado o atleta brasileiro”, disse a única Medalhista Olímpica em atividade na LBF CAIXA.

Ariadna chegou aos 2.800 pontos na história da LBF CAIXA – cestinha absoluta (Fábio Leoni)

O jogo – Quem começou melhor foi o Ituano. Embalado pela vitória sobre o Sampaio, o time de Antonio Carlos Barbosa começou pontuando mais, dominando as ações dentro do garrafão com Gabriela e Nascimento. Aos poucos, o Vera Cruz Campinas foi se acertando e conseguiu igualar o marcador ao fim do primeiro quarto. A tônica do segundo período foi a mesma e o jogo estava empatado ao fim de 20 minutos.

A diferença começou a ser construída no terceiro período. As MVP’s Ariadna e Meli Gretter comandaram uma parcial de 27-19 para o time da casa, que passou a se impor no garrafão, pegando mais rebotes que o Ituano pela primeira vez na partida. Com seu ritmo imposto, as donas da casa controlaram o jogo no último período e o Ituano não teve mais forças para buscar. O rubro-negro caiu para a quinta posição, com 57,1% de aproveitamento e quatro vitórias em sete jogos.

Próximos jogos: O Ituano viaja até Santa Catarina, onde encara o Blumenau no próximo domingo (14/4, 17h, LBF LIVE). Já o Vera Cruz Campinas volta a jogar somente no próximo sábado, 20, contra o Santo André/Apaba (17h, LBF LIVE), no mesmo ginásio da Ponte Preta, no interior paulista. Os dois jogos terão transmissão da LBF LIVE, plataforma online exclusiva da LBF CAIXA 2019.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Kelly jogou 27 minutos na volta ao Brasil (Juca Ferreira)