Sangalli encara Sil; ala ituana destacou-se dos dois lados da quadra (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

Dominante desde o princípio, o Ituano Basquete derrotou o SESI Araraquara na primeira partida deste domingo pela LBF 2021. A vitória por 64 a 50 no ginásio Ditinho Xavier, em Itu, deixou o galo na primeira posição geral do primeiro turno, com 13 pontos e 85,7% de aproveitamento na temporada (6 vitórias em 7 jogos).

Três titulares ituanas pontuaram em dígitos duplos: Alana foi a cestinha, com 14 pontos; Palmira anotou 13 e a melhor jogadora da partida, Izabella Sangalli, vencedora do Troféu GOL Linhas Aéreas com 11 pontos, 6 rebotes, 4 roubos e 3 tocos e 18 de eficiência.

Nany, do SESI Araraquara, foi outra cestinha da partida, com 14 pontos. Sosô teve outros 12 para o time de Daniel Wattfy, que novamente sofreu com o desfalque de Tainá Paixão, fora por uma lesão na mão pela segunda partida seguida – concidentemente, na segunda derrota da equipe. O time da Morada do Sol terminou o primeiro turno na terceira posição, com campanha similar à do Vera Cruz Campinas, ficando atrás pelo confronto direto.

Nany no lance livre; ala foi a cestinha do SESI e do jogo, ao lado de Alana, do Ituano (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

Confira aqui as estatísticas da partida



O jogo

O galo contou com o retorno do trio de reforços Alana/Iza Sangalli/Leticia Josefino em seu quinteto inicial, enquanto o time da Sussuarana não pode contar novamente com seu principal destaque na temporada, a ala/armadora Tainá Paixão, poupada por uma lesão na mão, cujo resultado do exame de ressonância deve sair nesta segunda-feira.

Sosô abriu o marcador para as visitantes, mas o Ituano logo tratou de se impor no primeiro tempo, com 10 pontos de Alana para vencer a primeira parcial por 22 a 11. O ritmo de jogo caiu no segundo período, mas a vantagem do galo, que segurou bem o ataque araraquarense, seguiu para o intervalo (36×22).

Sosô encara Mari Dias em troca no perímetro (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

O rubro-negro da casa seguiu administrando a frente no terceiro período, comandado pelas alas Palmira e Patty, enquanto Nany e Sosô seguiam produzindo para as visitantes. O SESI Araraquara aproveitou o conforto do Ituano no jogo e melhorou sua postura no período final, mas o ataque não produziu o suficiente para buscar a reação no placar.


Aspas: 

Izabella Sangalli, ala do Ituano Basquete e MVP da partida

(Nathane Agostini/Ituano Basquete)

“Acho que a gente fez um bom jogo, conseguiu impor uma defesa forte, conseguimos passar para a quadra tudo o que treinamos durante a semana, o que o Bruno vinha falando para a gente. Jogamos muito bem em conjunto, claro que temos bastante a melhorar, mas é uma ótima vitória para terminar o primeiro turno em primeiro lugar, e fico muito feliz em ter contribuído com a equipe, assim como cada uma contribuiu e deu seu máximo.”

 Nany, ala do SESI Araraquara e uma das cestinhas do jogo

“Acho que só no último quarto a gente jogou mais coletivo, sabendo usar mais os 24 segundos, desperdiçando menos bolas e sendo mais consistente na defesa. Infelizmente não foi o necessário (para a vitória). O Ituano é muito dificil de marcar, tem jogadoras muito talentosas, e estando atrás do placar é mais difícil ainda para nós. Precisamos trabalhar nossos erros pra sequência do campeonato.


Próximos jogos: O SESI Araraquara abre o segundo turno no próximo sábado (15/5, 18h, LBF LIVE),  fora de casa, contra o Santo André/Apaba, no Parque Celso Daniel.

No domingo, 16, (14h, TV Cultura), o Ituano Basquete vai até Campinas, onde enfrenta no ginásio da Ponte Preta o Vera Cruz Campinas, no embate entre as duas melhores equipes do primeiro turno.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.