Vice-campeão paulista, o Ituano Basquete encerrou também a temporada de seu projeto social. Ao longo da temporada, a equipe visitou 22 instituições de ensino de Itu-SP, para incentivar a prática esportiva entre as crianças e adolescentes do Município.
Ao todo, foram 22 instituições visitadas, entre as quais 19 escolas municipais – inclusive na área rural de Itu -, uma estadual, uma privada e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, conhecendo e interagindo com mais de três mil alunos.
As ações focaram principalmente nos estudantes de quarta e quinta séries, idade inicial para angariar novos alunos para a Escolinha de Basquete da Prefeitura de Itu, mas atingiu também crianças desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio.
Em cada visita, a comissão técnica e o elenco foram apresentados aos alunos, responderam a perguntas, ensinaram alguns fundamentos básicos do basquete e auxiliaram as crianças nos arremessos, concederam autógrafos e posaram para fotos.
“[As visitas] são relevantes para a gente salientar o quão importante é a prática do esporte, independente de ser basquete, futebol, atletismo; qualquer que seja a modalidade”, comentou a ala Palmira, que participou das atividades desde o começo do ano.
“É uma forma de incentivar as crianças a fugirem das coisas ruins que a vida proporciona; a gente incentiva a prática esportiva, para que elas sigam o caminho do bem, que se tornem cidadãos de bom caráter e de boa índole. E lógico, formar um futuro para as crianças dentro do esporte. Foi um aprendizado que a gente teve esse ano todo, podendo chamar mais crianças para a prática esportiva”, completou a jogadora que já está há duas temporadas na equipe rubro-negra.
O Projeto Social, que teve o impulso e apoio do LBF CAIXA Social, é realizado em parceria com o governo local através das secretarias de Educação e de Esportes, além de patrocinadores da equipe. As visitas também promoveram ações sobre o uso consciente da água e como preservá-la.