A ex-jogadora Janeth Arcain (foto) foi indicada para o ‘Hall of Fame’ durante o All-Star Game da WNBA (versão feminina da Liga Profissional Norte-americana), realizado no sábado (19 de julho), em Phoenix, nos Estados Unidos. Além da brasileira, fazem parte da 17ª turma as ex-jogadoras Lisa Leslie e Janet Harris, e os ex-técnicos, Kurt Budke, Brad Smith e Gail Goestenkors. A cerimônia está marcada para 13 de junho de 2015 em Knoxville, Tennessee (EUA).
Pela Seleção Brasileira, Janeth foi campeã mundial na Austrália (1994), medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e bronze em Sydney (2000), além de subir três vezes ao pódio nos Jogos Pan-americanos: ouro em Havana (Cuba/1991) e prata em Indianápolis (Estados Unidos/1987) e no Rio de Janeiro (Rio 2007), quando encerrou sua carreira na equipe nacional.
No Brasil, Janeth defendeu o Higienópolis (SP), BCN (SP), Cica/Divino/Jundiaí (SP), Constecca/Sedox (SP), Leite Moça/Sorocaba, Arcor/Santo André (SP), Vasco da Gama (RJ), São Paulo/Guaru (SP) e Unimed/Ourinhos (SP). Atuando por estas equipes, a jogadora conquistou quatro títulos nacionais (Santo André, Vasco da Gama, São Paulo/Guaru e Ourinhos), um título Sul-americano (Santo André), quatro títulos Paulista e um Carioca, entre outros.
Devido ao seu sucesso com os clubes e com a Seleção Brasileira, Arcain foi escolhida para jogar em 1997 a primeira temporada da WNBA. Defendendo o Houston Comets conquistou quatro títulos consecutivos da competição (1997/1998/1999 e 2000) e participou de todas as partidas da equipe nos sete primeiros anos.
Além do basquete norte-americano, Janeth atuou no basquete espanhol, defendendo o Ros Casares Velencia.
Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: Rodrigo Campos/LBF