Uma das maiores jogadoras de todos os tempos recebeu nesta terça-feira (26) um importante reconhecimento. Janeth Arcain, uma das estrelas da geração de ouro do Basquete Feminino Brasileiro, foi selecionada para o Hall da Fama da FIBA, entidade máxima do Basquete Mundial.
O Hall da Fama reúne os maiores nomes da modalidade de todos os tempos em reconhecimento aos grandes feitos e contribuição para o desenvolvimento do basquete em nível mundial. A cerimônia oficial de introdução será em agosto, durante a Copa do Mundo da China.
“Estou verdadeiramente emocionada por tal reconhecimento. Nada disso seria possível sem o carinho e o apoio de todos”, disse Janeth em comunicado oficial.
Além de Janeth, outros dez nomes de dez países diferentes também vão receber a honraria em agosto (lista completa ao fim do texto). A ex-ala/armadora se junta a nomes como os de Hortência e Magic Paula, já introduzidas ao Hall da Fama da Fiba. Desde 2015, Janeth já figura no Hall da Fama do Basquete Feminino nos Estados Unidos
Em 24 anos de carreira, Janeth tornou-se uma das mais vitoriosas atletas da modalidade. Participou das maiores conquistas da Seleção Brasileira, entre os anos 1990 e 2000: ouro no PAN-1991, ouro no Mundial-1994 (feito que completa 25 anos em 2019), prata nas Olimpíadas de Atlanta-1996 e bronze em Sydney-2000.
No Brasil, foram mais de 20 títulos por clubes como Santo André, Sorocaba e São Paulo. Foi a primeira sul-americana a atuar na WNBA, pelo Houston Comets, e a única estrangeira a ser tetracampeã da Liga com o melhor basquete do mundo.
“Durante toda a minha vida, eu fiz tudo o que pude para representar a mim mesma, a minha família e o meu país da melhor forma. Também sempre foi muito importante para mim ser um exemplo para as crianças que me admiram. Como brasileira, entrar para o Hall da Fama ao lado de outros grandes nomes do meu país, como Hortência, Magic Paula e Oscar Schmidt. Não tenho palavras para descrever este sentimento”, completou Janeth ao site da FIBA.
Pela seleção brasileira, Janeth é a maior cestinha em Jogos Olímpicos. Quando encerrou sua carreira em 2007, no PAN do Rio, tinha no total 2.247 pontos em 138 jogos com a Amarelinha – uma incrível média de 16,3 pontos por jogo.
Hoje, seu instituto em Santo André (SP) ensina o basquete a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos – em 17 anos, já beneficiou mais de 15 mil. Em 2018, Janeth participou do programa LBF nas Escolas, visitando instituições de ensino das nove cidades participantes da LBF CAIXA à época, levando aos pequenos seus ensinamentos de quadra e vida. Mais de 8 mil crianças e jovens puderam conhecer e trocar experiências com a multicampeã.
Confira a lista do Hall da Fama 2019:
Jogadores:
Janeth Arcain (Brasil)
Margo Dydek (Polônia)
Atanas Golomeev (Bulgária)
Alonzo Mourning (EUA)
Fabricio Oberto (Argentina)
Jose “Piculin” Ortiz (Porto Rico)
Mohsen Medhat Warda (Egito)
Jiri Zidek (República Tcheca)
Técnicos:
Natalia Hejkova (Eslováquia)
Bogdan Tanjevic (Montenegro)
Mou Zuoyun (China)