Da redação, em Americana (SP) – 10.02.2025
O jogo proporciona a emoção. As mascotes, a diversão. São elas as responsáveis por boa parte do entretenimento nas partidas da Liga de Basquete Feminino (LBF). A temporada 2025 terá início no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com a participação de 11 dessas personagens que fazem a festa pelos ginásios do país.
As estrelas do entretenimento, então, são: Bennu, da Unimed Campinas; Bolivão, do Sampaio Basquete; Otto, de Blumenau; Sanja, do Pontz São José Basketball; Sussu, do Sesi Araraquara; Tigresa, da AD Santo André; Mosqueteiro, do Corinthians, e Locão James, da Sodiê Mesquita.
Os outros três ainda serão conhecidos. Estreantes na temporada 2025, ADRM Maringá, Cerrado Basquete e Ourinhos Basquete irão apresentar suas mascotes mais perto da estreia do campeonato. Fica a expectativa para completar o nosso time.

Locão James, eleito a Mascote da LBF 2024 (Foto: João Pires/LBF)
Eleito a melhor mascote da temporada 2024, o Locão James é destaque em todos os jogos do time de Mesquita, no Rio de Janeiro. Segundo o idealizador do personagem, Guilherme Simões, essa atividade faz parte da experiência do jogo.
“Nós acreditamos que o entretenimento e a diversão nos jogos são imprescindíveis para uma boa experiência para as pessoas que apreciam o basquete feminino. Quando o Locão nasceu, em 2019, ele veio ao mundo do basquete com muita irreverência, alegrias e uma personalidade extremamente sarcástica, tudo o que acreditamos como experiência importante para o nosso público. Obviamente, ele nasceu de uma inspiração dos mascotes da NBA, mas conseguimos dar uma personalidade mais Tupiniquim e, principalmente, com a clássica marra respeitosa do povo da Baixada Fluminense”, contou Guilherme.
Pelo lado da LBF, a ação é sempre muito bem-vinda. Para o superintendente, Fernando Maroni, esse é um passo fundamental para uma competição de sucesso. “A gente vê o exemplo em grandes campeonatos pelo mundo e o esporte hoje em dia não está só restrito ao jogo. O entretenimento faz parte do evento e os mascotes são importantíssimos nisso. A Liga não só apoia, como faz questão que todos os clubes participem dessa forma”, concluiu Maroni.