24 de março de 2022

Sossô finaliza para o SESI Araraquara; cestinha do jogo (Vitor Bett/BFB Blumenau)

Um jogo bastante movimentado em Blumenau viu o SESI Araraquara Basquete escapar com a vitória e a campanha ainda invicta na LBF 2022. O clube paulista derrotou o Unisociesc/Blumenau por 77 a 72 e frustrou o reencontro da equipe catarinense com sua torcida, no ginásio Galegão.

O tricolor do interior paulista contou com 20 pontos da ala/armadora Sossô, cestinha da partida, e outros 14 da capitã Aline Moura. A ala/pivô acertou tudo que tentou em quadra, registrando também 6 rebotes, 5 roubos de bola e fechando o jogo com 25 em eficiência para levar o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

O Unisociesc/Blumenau teve boa participação das alas Leila e Luana, autoras de 17 e 15 pontos, respectivamente. O time catarinense sofreu mais uma vez com as ausências da capitã Mariana Camargo, fora por uma lesão no joelho direito, ainda sem previsão de retorno, e da ala/pivô Vitória Marcelino, que se recupera de uma cirurgia.

Confira as estatísticas completas da partida

Leila no ataque; ala teve 17 pontos (Vitor Bett/BFB Blumenau)

A terceira vitória sesiana iguala a campanha do Sampaio Basquete – os dois times, além do Santo André, são os únicos que seguem invictos na temporada. Após a vitória na estreia, Blumenau amarga uma série de duas derrotas e tem agora 33,3% de aproveitamento na liga.

A partida marcou o retorno do técnico do SESI, João Camargo, à cidade na qual treinou por 20 anos a equipe local. Também manteve um tabu, que vem desde 2019, quando o histórico de confrontos das equipes pela LBF começou: em três jogos, Blumenau nunca venceu o SESI em casa pela fase de classificação – o único triunfo foi nos playoffs de 2021, quando o time catarinense eliminou o paulista, sob o comando de Camargo.

Bruna Rodrigues mandou o Unisociesc/Blumenau ao jogo com Leticia, Leila, Luana, Kaw e Tati Castro. Camargo escalou o SESI Araraquara com Maila, Sossô, Nany, Izabela e Aline Moura.

João Camargo voltou ao Galegão pela primeira vez como adversário (Vitor Bett/BFB Blumenau)

Luana e Sossô inauguraram o placar para as duas equipes – a ala sesiana, aliás, marcou todos os primeiros sete pontos das visitantes, que tiveram a vantagem no primeiro período (16×20). O equilíbrio se manteve no segundo quarto, quando o placar ficou empatado por quatro vezes, com as donas de casa ligeiramente melhores no ataque, mas ainda atrás no placar geral (34×37).

O jogo ficou ainda melhor no terceiro período, com o Unisociesc/Blumenau pontuando no jogo interno com as pivôs Sil e Tati Castro, enquanto o SESI seguia se apoiando nas cestas de Aline e Sossô. Com uma bola de três, Luana deixou tudo igual após 30 minutos (53×53).

Ao lado de Leila, a ala blumenauense impulsionou a reação no último quarto, quando o time da casa viveu seu melhor momento na partida e chegou a ter oito pontos de vantagem (61×53) faltando pouco mais de sete minutos para o fim, mas três bolas do perímetro seguidas, de Bia, Sossô e Izabela, reanimaram o SESI – que retomou a liderança com Aline Moura, faltando quatro minutos, e resistiu à pressão para levar a vitória na bagagem.


Aspas:

Sossô, ala/armadora do SESI Araraquara e cestinha do jogo

“Foi um jogo muito equilibrado, pelo fato de os dois times jogarem com os mesmos sistemas defensivo e ofensivo. Jogar em Blumenau é sempre muito difícil, um time de tradição e com uma torcida forte. Mas, no fim, nosso coletivo conseguiu sobressair. Pecamos em algumas bolas, que vamos trabalhar bastante para as próximas, mas foi um jogo muito positivo para nós.”

Luana, ala do Unisociesc/Blumenau

“Primeiramente, estou extremamente feliz com toda a equipe. Nós já sabíamos o que iríamos enfrentar, então o foco era defender muito forte e jogar coletivamente no ataque, acredito que fizemos isto até determinado tempo. Infelizmente, quando falhamos, elas souberam aproveitar e garantiram a diferença até o final da partida. Agora é acertar o que é necessário e focar no próximo confronto que já está próximo.”


Próximos jogos: O SESI Araraquara viaja até o Rio de Janeiro, onde enfrenta a Sodiê Doces/Mesquita/LSB no sábado, 26 (16h de Brasília, LBF LIVE), na Arena LSB, em Mesquita; já o Unisociesc/Blumenau terá uma semana até enfrentar o Bebidas Poty/ Tietê/ BAX Catanduva na próxima quinta, 31, (19h30, LBF LIVE), no ginásio Galegão.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.