Foi a primeira partida na temporada que ambas as equipes fizeram mais de 80 pontos em uma partida (Robson Neves/Uninassau)

Em uma das melhores partidas desta temporada, Uninassau e Presidente Venceslau fizeram a temperatura ficar ainda mais quente no Recife. As duas equipes ultrapassaram a marca dos 50% de aproveitamento geral e produziram um dos placares mais altos da LBF CAIXA. No final, vitória do time da casa por 86 a 83. Tassia foi a principal cestinha da vitória com 23 pontos, com 5 bolas de três convertidas, mas quem brilhou foi Macarena D’Urso, de Presidente Venceslau, que apesar da derrota, fez 32 pontos e atingiu a maior pontuação da temporada.

A vitória manteve o time pernambuco na cola dos líderes, na quarta posição, com seis vitórias em dez partidas – campanha similar ao do terceiro Santo André/Apaba, que ainda fica na frente pelo confronto direto. O quinto revés seguido fez o time venceslauense cair para a oitava colocação, com apenas três vitórias em onze jogos. O time de Flavio Prado não vence desde 15 de fevereiro, quando bateu o Sampaio Basquete em casa.

Venceslau começou quente do perímetro, acertando as três primeiras bolas de três tentadas. Com 56,4% nos arremessos, a equipe paulista venceu o primeiro quarto por 22 a 21. O percentual da equipe baixou consideravelmente no segundo período, mas a partida seguiu parelha no placar – parcial 17×17 e Venceslau conseguiu sustentar a vantagem mínima para o descanso.

Na volta, a Uninassau voltou disposta a roubar a liderança. Chegou a abrir seis pontos de vantagem, mas D’Urso seguia inspirada no perímetro e mantinha Venceslau por perto. Com a vitória pernambucana por um ponto, a partida foi para os dez minutos finais empatada.

Com 32 pontos, D’Urso registrou a melhor marca da temporada de toda LBF CAIXA (Robson Neves/Uninassau)

E foi aí que o jogo pegou fogo de vez. Ou melhor, Tassia. Calibrada, a ala da Uninassau guardou o melhor para o final e foi responsável por 12 dos 27 pontos da equipe no quarto. Venceslau não vendeu a derrota fácil – ainda lutou com as bolas de três de Izabela e D’Urso, chegou a ficar um ponto atrás faltando 10 segundos, mas não foi capaz de virar no final.

Foi o primeiro jogo da temporada em que ambas as equipes chegaram na casa dos 80 pontos. As mãos estavam calibradíssimas: cinco jogadoras fecharam a partida com mais de 60% de aproveitamento. Izabela, de Venceslau teve impressionantes 86%, convertendo 5 de 6 bolas de três. Gabriela (73,1%), Agus Leiva (70,6%), Barbara (66,7%) e Tassia (60,5%) também estiveram em noite quente.

– Fiquei muito feliz com a nossa vitória. Mas ainda temos muito pra corrigir, e parar de termos erros bobos e sermos mais maduras em alguns momentos cruciais do jogo. Fico muito contente que estou conseguindo ajudar minha equipe, mas não deixando de ressaltar que sem um passe ou um corte luz bom as coisas não acontecem. Então o mérito vai para as meninas também -, disse a solidária Tassia, dividindo o mérito da boa fase com a equipe.

Equipes voltam a quadra neste domingo. No Wilson Campos, a Uninassau recebe o Poty/BAX/Catanduva, enquanto Presidente Venceslau encara o Sampaio Basquete em São Luís, no ginásio Costa Rodrigues.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.