_Gil_Bianca_gde

Mescla de gerações: Gil e Bianca

A Seleção Brasileira Adulta Feminina segue concentrada em Campinas, no interior de São Paulo, onde se prepara até a próxima sexta-feira (03 de julho), para os 17º Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá, entre os dias 16 e 20 de julho. Com até 15 anos de diferença entre uma geração e outra, a equipe nacional comandada pelo técnico Luiz Zanon conta com a presença das pivôs Gilmara Justino, de 34 anos, e Bianca Araújo, de 19, que treinam forte para defender o garrafão brasileiro, numa mescla de gerações.

“Acredito que essa mescla de gerações é muito importante, principalmente na questão de podermos ajudar as mais novas com a nossa experiência. Mesmo com menos experiência umas que as outras em relação às competições internacionais, a maioria delas já são maduras e possuem personalidade forte. Procuro ajudar da melhor forma possível dialogando e quando necessário corrigindo um posicionamento ou incentivando em um momento de dificuldade. Sempre com muito respeito, auxilio no que for necessário. Estou confiante que essa mescla vai nos render muito sucesso na Seleção Brasileira”, analisou Gil.

Gil

Gil é jogadora importante no elenco da ADCF Unimed/Americana

A experiente pivô da equipe ADCF Unimed/Americana (SP) destacou ainda o nível dos treinamentos nessa fase final da preparação. “Os treinos estão sendo ótimos. O nível de exigência está bastante alto, principalmente na parte física. Estamos na fase final da preparação, então é normal nesse momento, pois precisamos estar no auge do condicionamento físico para executarmos bem o nosso papel nas partes técnica e tática de maneira intensa”, completou Gil.

Bianca, a caçula do grupo, está participando dos treinamentos como convidada pelo treinador. “Fiquei muito feliz com a convocação. Sei que estou em um papel diferente como convidada, mas espero poder contribuir bastante com o grupo. O meu objetivo aqui é aprender com as jogadoras experientes que estão se preparando para o Pan”, destacou a jovem.

A pivô de 1m93 está também entre as convocadas para a disputa do Campeonato Mundial Sub-19, que será disputado entre os dias 18 e 26 de julho, em Chekhov, na Rússia. A Seleção Sub-19 se apresenta, nesta segunda-feira (29 de junho), às 13h00 (de Brasília), na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, no interior de Minas Gerais.

“É muito diferente treinar com uma equipe adulta do que com uma de base, mas o nível da competição também é diferente. Vamos iniciar a preparação para o Mundial e tenho certeza que irei de forma diferente depois desta experiência com a equipe adulta. Iremos enfrentar seleções de alto nível no Mundial, então precisamos estar prontas para qualquer situação. A participação com a Seleção Adulta vai ajudar muito na minha preparação e de todo o grupo da Sub-19. Me cobro bastante e estou procurando sugar ao máximo da experiência delas”, concluiu a pivô, que defende o Basketball Santo André (SP).

Bianca da Silva 2 (2)

Bianca foi formada nas equipes de base do Basketball Santo André/APABA

As duas jogadoras estiveram em ação na última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF).

Os treinamentos da Seleção Brasileira Adulta Feminina estão sendo realizados em dois períodos (08h30 às 10h30 e 16h00 às 18h00), no Tênis Clube de Campinas, em Campinas (SP). O embarque para Toronto está marcado para 06 de julho no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. De 07 a 15 de julho a equipe realizará treinos e amistosos no Canadá.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fotos: CBB e Arquivo