Com grande atuação da brasileira Kelly Santos foto, com a bola), o Club La Estacia de Popayan, da Colômbia, derrotou o Sport Recife, do Brasil, neste domingo (25 de maio), por 76 a 67 (36 a 33 no primeiro tempo), em duelo válido pela rodada de abertura do 18º Campeonato Sul-americano Adulto Feminino de Clubes – 2014, que está sendo disputado no Coliseo Julio César Hidalgo, na cidade de Quito (Equador). À experiente pivô, que defendeu o Maranhão Basquete na última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14, registrou um double-double, com 19 pontos e 12 rebotes, além de uma bola recuperada, em 36min38 de presença em quadra.
Pelo representante pernambucano, vice-campeão da LBF – 2013/14, o principal nome foi a também experiente armadora Vanessa Gattei, que anotou 20 pontos (cestinha da partida) e mais três rebotes e duas assistências, em 31min07 de presença em quadra. Os outros nomes importantes da partida foram Narlyn Mosquera (15 pontos e 05 rebotes) e Yaneth Arias (12 pontos, 07 rebotes e 05 assistências), pelo representante da Colômbia; Izabela Andrade (12 pontos, 06 rebotes, 01 assistência e 02 bolas recuperadas) e Tainá Paixão (10 pontos, 04 rebores e 03 assistências), em favor da agremiação pernambucana.
O jogo foi marcado pelo equilíbrio, no entanto, o La Estancia esteve sempre no comando do marcador, levando vantagem nos quatro períodos: 19 a 18 (primeiro), 17 a 15 (segundo), 17 a 16 (terceiro) e 23 a 18 (quarto). O Rubro-negro pernambucano não conta com as pivôs Érika de Souza e Nádia Colhado e a ala Tiffany Hayes, que estão jogando a WNBA (versão feminina da Liga Profissional Norte-americana), a armadora Alex Bentley e a pivô Franciele Nascimento, que foram dispensadas, e com a ala Palmira Marçal, que se transferiu para a Unimed/Americana.
Na segunda rodada, que acontece nesta segunda-feira (26 de maio), o Sport Recife buscará a recuperação enfrentando a Universidad Catolica, da Bolívia, às 20h00 (de Brasília), no Coliseo Julio César Hidalgo, na cidade de Quito (Equador). Já o Club La Estancia de Popayan tentará a segunda vitória, encarando o Club Malvín, do Uruguai, às 16h00 (de Brasília).
Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: Samuel Velez/Divulgação