Agora é oficial. O ginásio do Santo André/Apaba/ Caoa Chery tem um novo nome e agora homenageia Laís Elena, lendária ex-jogadora e treinadora da equipe do ABC paulista, falecida em março deste ano.
O tributo foi sancionado na última sexta-feira (26) pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra. Em junho, a Câmara do município paulista já havia aprovado o projeto de lei por unanimidade.
Com isso, o ginásio que era conhecido apenas pelo nome do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, passa a se chamar Ginásio Laís Elena Aranha da Silva. A cerimônia oficial da nova nomeação está marcada para 26 de agosto, na abertura dos Jogos Escolares da cidade.
“É sempre uma emoção muito grande falar da Laís. Este é mais um momento para eternizar tudo que fizemos pelo basquete feminino de Santo André. É muito gratificante e poderemos dizer que os jogos agora serão no ginásio dela, no ginásio Laís Elena. O nome dela, o legado, será eternizado. Fica minha eterna gratidão ao prefeito, à equipe de esportes, aos vereadores, por deixar esta marca em um trabalho de grande companheirismo e respeito que sempre tivemos”, disse Arilza Coraça, diretora do Santo André/Apaba/ Caoa Chery, que trabalhou e conviveu com Laís por mais de 40 anos, em entrevista ao site da Prefeitura de Santo André.
Capitã do Santo André/Apaba/ Caoa Chery, Simone também comemorou.
“É gratificante ver o reconhecimento dos nossos gestores. A homenagem é muito bacana e parabenizo a atitude. Sabendo da grandeza dessa mulher e de sua luta, que foi diária pelo basquete feminino de Santo André, junto com a Arilza, acho que nem se trocasse o nome da Olimpíada seria o suficiente (risos). Poder olhar para cima quando estiver em quadra e ver o nome dela é um lembrete do que devemos realizar. Nossas atitudes vão honrar o legado dela, e digo que isso acontecerá enquanto eu estiver aqui”, comentou a pivô, que está há 22 anos na equipe.
Laís Elena construiu um legado de mais de 50 anos de história com o basquete andreense, desde quando chegou como armadora em 1964, até testemunhar e fazer parte do atual tricampeonato estadual. Conquistou diversos títulos estaduais e regionais, além do Sul-Americano de 1999, do Campeonato Brasileiro do mesmo ano e da primeira LBF CAIXA, realizada em 2010/2011 – sendo eleita a melhor treinadora da competição.
Além dos títulos, Laís Elena também formou diversas atletas – muitas delas seguem em ação na LBF CAIXA.
Em 2018, o Jogo das Estrelas foi realizado no palco onde Laís conquistou tantas vitórias. Foi ovacionada por 3.500 pessoas em um dia de muita festa no ginásio que agora ostentará seu nome.