A Liga de Basquete Feminino informa o não-comparecimento da equipe KTO/Blumenau para a disputa da partida marcada para esta sexta-feira, 7/5, pela fase de classificação da LBF 2021.

A equipe catarinense detectou, na última semana, resultado positivo para covid-19 em uma de suas atletas, que foi afastada dos treinamentos com o elenco. No dia 5/5, outra atleta passou a apresentar sintomas e foi diagnosticada positiva no dia seguinte. Todo o elenco foi novamente testado, com todos os resultados negativos (12 atletas e demais membros da comissão técnica).

Orientado pelo seu departamento médico e, visando a saúde de atletas e comissão técnica, o clube optou por não viajar para a partida fora de casa.

A LBF foi consultada, então, acerca da possibilidade de adiamento da partida, que não está prevista no protocolo específico de covid-19 aprovado pelas oito equipes participantes da competição.

A LBF se solidariza com o ocorrido e entende a respectiva manifestação da equipe e também da comissão de atletas, corroborando com a premissa de preservação da saúde e da integridade de todos os partícipes da competição.

A LBF, neste contexto, e embora apoie totalmente a manifestação, se vê em posição de extremo desconforto, pois embora a vontade pessoal de seus dirigentes pudesse compreender e acatar o pedido da equipe, a responsabilidade institucional impõe a observância estrita aos termos dos Regulamentos Geral e Específico de Competições e o Protocolo de Covid-19 da LBF 2021, de modo a respeitar a decisão, justa, de não-participação da equipe na partida.

As demais partidas marcadas para este final de semana ocorrerão como previsto, com exceção do jogo entre Ituano Basquete e SESI Araraquara, que foi transferido de sábado, 8/5, 18h, para domingo, 9/5, 14h.