24 de novembro de 2023

Troféu da LBF CAIXA 2023 ( João Pires/LBF)

A temporada 2024 da LBF terá uma nova data para começar. A principal competição de basquete feminino do Brasil vai começar em 1º de março e os clubes interessados já podem buscar uma vaga na disputa. A Liga de Basquete Feminino abre nesta sexta-feira, 24, o período de inscrições para as Entidades de Prática Desportiva.

Até 8 de janeiro, os clubes devem concluir o processo administrativo com o preenchimento do ofício de pré-inscrição disponível no site, a filiação à LBF e ao Comitê Brasileiro de Clubes – entidade parceira responsável pela emissão das passagens aéreas do campeonato -,  e a apresentação das condições técnicas e financeiras para a disputa da competição.

Nos últimos dois meses, a Liga realizou videoconferências com representantes dos oito clubes participantes desta temporada (AD Santo André-SP, Bax Catanduva-SP, Ituano Basquete-SP, Sampaio Basquete-MA, SESI Araraquara-SP, Sodiê Mesquita-RJ, Unimed Campinas Basquete-SP e Unisociesc/Blumenau-SC), de mais dois filiados (Cerrado Basquete-DF e Pró-Esporte/Sorocaba-SP) e de outros que desejam ingressar na liga, como São José Basketball-SP, Salesiano Itajaí-SC e Associação Esportiva Goiana de Basquetebol-GO.

A última foi nesta quarta-feira, 22, quando foram apresentadas as condições técnicas e administrativas de disputa, bem como formato, benefícios, taxas, obrigações e o calendário com prazos de inscrição dos clubes e atletas.

Outras datas importantes

Clubes da próxima temporada serão anunciados em 22 de janeiro (📸 Maurício Almeida/Sodiê Mesquita)

A análise de toda a documentação será submetida para aprovação do Conselho Administrativo da LBF. A divulgação oficial dos clubes participantes da LBF CAIXA 2024 está prevista para 22 de janeiro do próximo ano. A reunião para aprovação do regulamento deverá ser realizada em 26 de janeiro; já a tabela de jogos será publicada no dia 29.

A abertura do torneio será adiantada em uma semana e está marcada para o dia 1º de março, diferentemente dos últimos anos, quando foi realizada no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Os clubes poderão inscrever e regularizar atletas até 17 de maio. A data limite para o jogo 5 da decisão será novamente 31 de agosto.

A edição de 2024 será a décima-terceira da história da liga, fundada em 2010. Em 2023, o SESI Araraquara conquistou o título inédito após emocionante decisão contra o Sampaio Basquete-MA, decidida apenas no quinto jogo. Com quatro títulos conquistados entre 2012 e 2017, a extinta equipe de Americana-SP segue como a principal vencedora da LBF.

A LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio oficial da CAIXA e os patrocínios da Patriani e da Renata e tem a Wilson como bola oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.

SESI Araraquara, o campeão da LBF CAIXA 2023 (📸 João Pires/LBF)

LBF CAIXA 2024 – Pré-Inscrições abertas

Prazo final: 8 de janeiro de 2024

Divulgação dos clubes participantes: 22 de janeiro de 2024

Tabela de Jogos: 29 de janeiro de 2024

Abertura da temporada: 1 de março de 2024

Prazo final para regularização de atletas: 17 de maio de 2024

Encerramento da temporada: 31 de agosto de 2024