A Liga de Basquete Feminino divulgou nesta sexta-feira (30/4) os resultados dos testes de covid-19 realizados no mês de abril para a disputa da LBF 2021.

Foram realizados novos 329 exames entre atletas (194), estafe das equipes (111) e integrantes do quadro oficial de arbitragem da competição (24). Destes, 326 apresentaram resultado negativo e apenas três testaram positivo, representando apenas 0,91% do total. O índice é similar ao apresentado em março, demonstrando estabilidade no controle e prevenção aos efeitos da pandemia na competição.

Desde 8 de março, a LBF 2021 teve 18 partidas realizadas, com o Ituano Basquete assumindo a liderança após a vitória nesta quinta-feira sobre o Vera Cruz Campinas. Nesta sexta, o invicto SESI Araraquara, terceiro colocado, recebe a Sodiê Doces/ Mesquita/ LSB, que figura na quarta posição.

Atletas e comissão técnica do AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva são testados (Divulgação BAX Catanduva)

O protocolo sanitário da competição foi aprovado em fevereiro por dirigentes e profissionais de saúde das oito equipes participantes. O documento define que todas as atletas e integrantes das comissões técnicas deverão ser testados através de teste RT-PCR ou Teste de Antígeno a cada 14 dias. Potenciais casos positivos para covid-19 deverão ser imediatamente comunicados à LBF e cumprir período de 10 dias em isolamento, não podendo disputar jogos ou frequentar os ginásios.

Nos ginásios, todos devem ter a temperatura corporal aferida, obedecer um distanciamento social de no mínimo 1,5 metro e utilizar máscaras – exceto quando as atletas estiverem em jogo. Todos também devem higienizar frequentemente as mãos com álcool 70% em gel ou água corrente e sabão, além de evitar o toque nos olhos, nariz e boca. É de responsabilidade do clube mandante a higienização constante do ginásio e superfícies potencialmente compartilháveis (maçanetas, corrimãos e torneiras, por exemplo).

Atletas passam pela testagem a cada 14 dias (Nathane Agostini)

Clique para visualizar o documento na íntegra

A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.