Os tuítes da Liga de Basquete Feminino foram alvo de discussão no VI Congresso Latino-Americano de Estudos Socioculturais do Esporte (Alesde), realizado na última semana na Eeferp – Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP).
O jornalista, professor e mestre em Estudos de Linguagens, Wagner de Alcântara Aragão, apresentou o artigo “Cesta de três: o twitter como meio de comunicação de massa do basquete feminino brasileiro”, que analisou as postagens veiculadas entre 4 de junho de julho, período logo após o término da LBF CAIXA 2018.
Mais um 12 de junho que nós AMAMOS recordar! 🏆🥇😍💚💛 #Brasil #Mundial #selecaobrasileira #worldchampions #diadosnamorados pic.twitter.com/TMNwWY6Lgc
— Liga de Basquete Feminino (@LBF_Oficial) 12 de junho de 2018
O estudo observou 65 publicações, utilizando conceitos de comunicação e semiótica. O público presente destacou a diversidade dos assuntos e exaltou o esforço da entidade em manter o basquete feminino em evidência, mesmo após o fim do campeonato.
No período, a LBF falou de temas como a Festa de Premiação da temporada 2018, a comemoração dos 24 anos do título Mundial da Seleção Brasileira e a série LBF na terra da Copa, que ligou a principal competição do basquete feminino nacional ao maior torneio de futebol do planeta, trazendo histórias vividas por jogadoras da LBF na época em que atuaram na Rússia.
“O que mais chamou a atenção foi a diversidade de linguagens e funções que a LBF dá a seu perfil no twitter. Ora o espaço funciona como rede social mesmo, com linguagem típica dessas mídias – os emoticons, a inclusão em conversas em destaque nos trending topics, a busca pela interatividade. Ora exerce a função de meio de comunicação de divulgação institucional; e, por vezes, atua como um meio jornalístico, de notícias do basquete feminino. Este último aspecto é importantíssimo, dado o pouco espaço que outras modalidades, que não o futebol, têm na mídia tradicional”, exaltou Wagner, que também é o organizador do portal Rede Macuco – veículo de mídia alternativa e de promoção de cursos e oficinas nas áreas de comunicação e cultura baseado em Curitiba [PR] e Santos [SP].
O artigo na íntegra será publicado em breve na Revista da Alesde – o “The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport”, mas você pode ver a apresentação resumida aqui.
A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.