21 de junho de 2023

Em compromisso com a transparência no esporte, a Liga de Basquete Feminino oficializou sua adesão à Associação Brasileira de Defesa da Integridade no Esporte, a Abradie. A ação é a mais nova iniciativa da entidade na busca por uma modalidade cada vez mais justa e livre de corrupção.

A Abradie é uma organização sem fins lucrativos criada para proteger a integridade e o futuro do esporte brasileiro, conscientizando atletas, times, ligas esportivas, federações, consumidores e outros atores importantes do mercado contra a manipulação de resultado e corrupção relacionada à aposta esportiva.

“Em um momento no qual o esporte como um todo sofre a ameaça da manipulação de resultados, é extremamente importante participarmos de todo tipo de ação para coibir este mal. Ao nos associarmos à Abradie, reafirmamos nosso compromisso de transparência com a modalidade e colocamos à disposição todo o universo da nossa liga, com a colaboração dos clubes filiados, suas atletas e comissões técnicas”, declarou Valter Ferreira, presidente da LBF.

Criada no início deste ano, a associação une especialistas do esporte, reguladores, profissionais do governo e da indústria de apostas esportivas para desenvolver um modelo regulatório robusto, baseado nas melhores práticas para proteger consumidores e garantir a integridade do esporte.

A primeira ação da parceria será um seminário destinado aos clubes e atletas da Liga de Basquete Feminino acerca da conscientização para o tema, que deverá ser realizado em julho.

A LBF torna-se a primeira entidade do esporte feminino a juntar-se ao rol de organizações desportivas filiadas à associação, como a Liga Nacional de Basquete (LNB), a Liga Nacional de Futsal (LNF) e o Clube Athletico Paranaense.

A Abradie tem como uma das fundadoras a Genius Sports, parceira oficial da LBF e detentora oficial dos direitos sobre os dados estatísticos da Liga de Basquete Feminino.