Sucesso por onde passa, o LBF nas Escolas esteve nesta semana em mais duas cidades do interior de São Paulo. Na última segunda-feira (9), a madrinha da primeira fase do programa, Janeth Arcain, esteve em duas instituições municipais de ensino de Itu.
Na Emef Professora Ermelinda Silveira Machado, cerca de 400 alunos de 8 a 12 anos receberam a vista da multicampeã e do elenco do Funvic/Ituano, acompanhado pelo Galo, mascote da equipe. Pela tarde, a caravana passou pela Emef. Professor Lourenço Carmignani, no Jardim das Rosas, onde mais 150 alunos puderam ouvir a história de motivação de Campeã Mundial. Algumas até tiveram a chance de ‘vestir’ as medalhas olímpicas da visita ilustre.
– A gente está muito feliz pela visita do LBF nas Escolas, um projeto muito bacana. Foi muito legal que as crianças puderam ver de perto as atletas. A força e o incentivo que isso traz pra elas, a gente quer mais disso para as nossas escolas -, disse Suzana Cristina Rizze Paulino, diretora da Emef. Professor Lourenço Carmignani.
A ala Palmira também comentou o dia diferente, de volta à escola.
– Foi bem bacana, principalmente exaltando a importância da vivência esportiva dentro da escola. Eu mesma comecei no esporte porque ele me foi apresentado na escola. Parece ate um déjà vu de tudo que vivi quando era criança. Curti cada momento -, disse a jogadora do Funvic/Ituano, que completou: “A criançada enlouquece, ainda mais vendo um ídolo como a Janeth (que é pra mim).”
Em Campinas, Janeth e o elenco do Vera Cruz Campinas estiveram nas Escolas Padre Francisco Silva, na Vila Castelo Branco, Dr. João Alves dos Santos, no Jardim Regina e Professor Zeferino Vaz, no Parque Residencial Vila União. Bennu, símbolo da equipe também garantiu a diversão da criançada.
– Foi um dia sensacional, poder passar o dia com a Janeth, aprendendo com suas histórias, passar o dia rodeada de crianças com uma energia surreal, preciso dizer mais alguma coisa? Foi incrível! -, relatou Karla, capitã do Vera Cruz Campinas.
– Eu gostei muito de conhecer a Janeth e as jogadoras, gosto muito de basquete -, disse timidamente um dos pequenos da Escolas Padre Francisco Silva.
– Foi muito importante pra incentivar nossas crianças a sonharem com o esporte -, acrescentou a professora Simone, da Escola Municipal Dr. João Alves.
Após quatro semanas, mais de 7.600 crianças e adolescentes participaram do LBF nas Escolas. Na próxima terça-feira, a primeira fase do programa encerra-se em Presidente Venceslau.
Mais uma iniciativa criada neste ano pela gestão de Ricardo Molina Dias, o LBF nas Escolas visa disseminar e estimular a prática do basquete no âmbito escolar e vai percorrer nesta primeira fase as nove cidades com equipes na LBF CAIXA 2018. A multicampeã Janeth é a embaixadora da primeira fase e testemunha aos jovens sua carreira de sucesso no basquete feminino, que lhe rendeu título Mundial, medalhas olímpicas, o tetracampeonato da WNBA e o título de maior campeã brasileira da modalidade.