Certificação atesta transparência adotada pela gestão

Pelo terceiro ano consecutivo, a Liga de Basquete Feminino obteve a renovação de sua certificação para a ISO 9001:2015, implementada de forma inovadora em 2017.

A ISO 9001:2015 é a norma de sistema de gestão da qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente e usada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes, requisitos legais e regulatórios aplicáveis, obtendo o aumento da satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação da conformidade.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da entidade foi novamente auditado pela Fundação Vanzolini, uma das mais respeitadas certificadoras do país. Com a padronização de seus processos internos, a LBF garante maior transparência, segurança e deixa um legado para as administrações futuras.

“A certificação ISO é uma chancela muito importante para os processos de gestão da Liga, que segue mostrando ser uma entidade profissional, preocupada em segui-los de forma rigorosa mesmo em um ano difícil, como este”, comemora o Presidente da LBF, Ricardo Molina Dias.

Ricardo Molina com as atletas do Sampaio Basquete, campeão da LBF CAIXA 2019 (Matheus Marques/Arquivo LBF)

O reconhecimento faz parte da transparência adotada pela gestão de Molina, que, desde 2017, obtém anualmente a aprovação de contas pela assembleia geral, com publicação do balanço no jornal Valor Econômico, além de ser a segunda demonstração de boa governança somente neste mês: no último dia 2, a entidade também garantiu a renovação por mais um ano da certificação que trata a portaria/ME nº115/2018, que fiscaliza as entidades esportivas que desejam firmar acordos com a Secretaria Especial do Esporte, órgão máximo nacional.

“A Liga de Basquete Feminino possui um modelo de gestão baseado em planejamento, transparência e contrapartidas, e as renovações da certificação pela Secretaria Especial do Esporte e da ISO 9001 são mais um atestado de que continuamos realizando essa gestão de maneira correta. A LBF passa credibilidade e confiança ao mercado atualmente porque se preparou e implementou essas políticas e temos muito orgulho deste modelo de trabalho”, completa o superintendente, Fernando Maroni.

Após a edição de 2020 ser cancelada por conta da pandemia de covid-19, a LBF recebeu o interesse de 19 equipes do país para a disputa em 2021, que já conta com as renovações da TV Cultura, como emissora oficial – que transmitirá jogos aos domingos – e da Wilson como fornecedora oficial de material esportivo. A competição está prevista para acontecer entre 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e 29 de agosto de 2021, data do eventual jogo 5 das finais. O prazo de pré-inscrição das agremiações vai até 15 de janeiro. Já o anúncio oficial dos participantes e a divulgação da tabela de jogos da LBF 2021 estão previstos para fevereiro.