17 de maio de 2023

Da esquerda para a direita: Cláudia Martins (MEsp), presidente Valter Ferreira, Ministra Ana Moser, Carlos Renato dos Santos (LBF), Marcos Boccatto (MEsp) e Fernando Maroni (LBF) (Créditos: Divulgação/Ministério do Esporte)

Em novo esforço de estreitamento de laços com o Governo Federal, o presidente da LBF, Valter Ferreira, se reuniu nesta quarta, 17, em Brasília (DF), com a Ministra do Esporte, Ana Moser. Em pauta, a apresentação dos projetos de Lei de Incentivo realizados pela LBF e a discussão de novas parcerias, tanto em gestão de equipamentos do legado olímpico, quanto em convênios, incluindo o projeto para o Jogo das Estrelas.

“Queremos uma Liga de Basquete Feminino cada vez mais fortalecida e isso torna-se ainda mais possível com o apoio do Governo Federal, através do Ministério do Esporte. Agradecemos a acolhida da Ministra Ana Moser e nos alegramos com o trabalho conjunto em prol do nosso basquete”, comentou Ferreira.

“Essa proximidade com a Liga Feminina de Basquete é importante e bem-vinda, porque o ministério quer um esporte feminino forte. Também compartilhamos o interesse de ajudar a viabilizar este acesso, a guarda e a conservação dos equipamentos do legado olímpico que estão em Deodoro, já é uma conversa que está em curso com os responsáveis”, disse a ministra.

Ministra Ana Moser e presidente Valter Ferreira; reunião em Brasília apresentou o trabalho da Liga e discutiu projetos futuros (Créditos: Divulgação/Ministério do Esporte)

Também participaram do encontro o superintendente Fernando Maroni e o gestor técnico Carlos Renato dos Santos, que se reuniram no final de abril com a Secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho, Marta Sobral, personagem histórica do basquete, duas vezes medalhista olímpica com a Seleção Brasileira.

“A Liga já é certificada no Ministério, realiza projetos através da Lei de Incentivo e a gente sempre tenta ter essa proximidade com o Ministério do Esporte e seus programas para que possa ajudar no desenvolvimento do basquete feminino, que é o nosso principal objetivo”, complementou Maroni.

Desde 2019, a LBF é certificada pelo Ministério do Esporte para receber qualquer tipo de recurso público oriundo de convênios, contratos ou Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), apresentando documentos e certidões que atendem aos requisitos da portaria e atestam a boa gestão.

Pelo Ministério, também participaram da reunião desta quarta a diretora de Excelência Esportiva e Promoção de Eventos, Cláudia Martins, e o diretor de Esporte de Base e Alto Desempenho, Marcos Boccatto.

*Com informações da Secretaria de Comunicação do Ministério do Esporte