3 de agosto de 2022

Atletas de Sampaio e Sport e jovens de dez projetos sociais participaram do LBF social no nordeste (Divulgação/LBF)

Cerca de 170 crianças e jovens entre 6 e 17 anos participaram nesta semana do LBF Social, em Recife (PE) e São Luís (MA).

Na capital pernambucana, o evento reuniu segunda (1), no ginásio Geraldão, cerca de 50 alunos dos projetos Cesta dos sonhos, AADB – Adrianinha Basquete, Cestinha do Futuro e RD Sports. Os meninos e meninas trocaram experiências e receberam instruções em quadra do elenco do Sport/Glória do Goitá, que disputou a LBF 2022, e da ex-armadora campeã da LBF 2013 e medalhista olímpica, Adrianinha.

Adrianinha instrui aluno (Divulgação/LBF)

“Proporcionar esta vivência direta dos jovens com as atletas da nossa liga é fundamental, porque traz inspiração. Nossas atletas e clubes podem e devem ser espelhos para a geração que vem aí, e é exatamente isso que buscamos com o LBF Social“, diz Valter Ferreira, presidente em exercício da Liga de Basquete Feminino, que também participou do evento no Recife e presenteou uma das alunas com uma bola oficial Wilson NCAA Gameball da LBF.

No Maranhão, o elenco do Sampaio Basquete recebeu terça (2), no ginásio Costa Rodrigues, cerca de 120 alunos dos projetos Coran, APCEF, Instituto Iziane, Educalis e Upaon-Açu. Além de treinar os fundamentos do basquete, os jovens conversaram com as atletas e tiraram suas dúvidas sobre a modalidade. O treinador Rodrigo Galego também palestrou para os professores dos projetos.

Lê Lisboa e Gabi Guimarães, do Sampaio, conversam com jovens (Divulgação/LBF)

“Um evento como esse é demais. Importante, pois aproxima as duas pontas: a equipe que disputa competições profissionais e professores que trabalham com alunos nos anos iniciais, na formação. Foi muito bom poder fazer parte, pois um evento como esse mostra que tanto quem trabalha no esporte de rendimento, quanto quem está na formação, nutrem do mesmo amor: jogar basquete”, diz Galego.

“Eventos assim me fazem lembrar de onde vim, como praticante na adolescência e como professor de formação. E, ao mesmo tempo, também me faz lembrar que estar aqui hoje em dia é uma responsabilidade pra servir de exemplos pra tantos jovens e tantos professores. Agradeço a LBF pela oportunidade”, completa o treinador do Sampaio Basquete.

O LBF Social teve o apoio da Secretaria Especial do Esporte e do Ministério da Cidadania.

Galego ministra palestra aos professores dos projetos (Divulgação/LBF)

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, o sportv como emissora das Finais, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.