15 de maio de 2023

Péricles Espíndola em evento da LBF, em 2017 (Luiz Pires/Arquivo LBF)

Em assembleia realizada nesta segunda, 15, a Liga de Basquete Feminino elegeu seu novo vice-presidente até 2026. É Péricles Espíndola, que estava no comando do Unisociesc/Blumenau.

O pleito contou com votos dos nove clubes filiados (oito que disputam a LBF 2023 mais o Sport Recife) e da Comissão de Atletas da LBF, que tem Mariana Camargo (Unisociesc/Blumenau) como presidente. Também concorreram à posição Iziane Castro, ex-atleta e campeã da LBF em 2016 pelo Sampaio Basquete, e Simone Pontello, ex-atleta campeã mundial pela seleção.

Péricles Espíndola tem 53 anos, é empresário e foi presidente da Associação de Pais e Amigos do Basquete Feminino de Blumenau, entidade gestora do Unisociesc/Blumenau por duas ocasiões, entre 2016 e 2020, e de 2022 até se afastar para disputar o pleito desta segunda. Também foi conselheiro administrativo da LBF entre 2018 e 2022.

Péricles com Karen, que se aposentou neste ano, em evento de premiação da LBF 2018 (João Pires/LBF)

“Quero ajudar a liga a crescer e evoluir ainda mais, contribuindo com um olhar de gestor de clube que fui durante muitos anos. Fico muito feliz pela confiança das equipes, que entenderam que eu posso contribuir com a LBF agora como Vice-Presidente. Já trabalhei com o Valter e sua equipe como conselheiro administrativo e juntos ajudamos a LBF crescer como instituição. E agora, como vice-presidente, não será diferente”, declara o novo vice da liga.

Espíndola assume o posto de forma imediata, após a renúncia do presidente Ricardo Molina, em março, que ascendeu seu vice, Valter Ferreira, à cadeira máxima da entidade. O mandato de ambos tem vigência até maio de 2026.

“Péricles é um gestor experiente, cujo trabalho transformou o basquete de Blumenau na maior potência do sul brasileiro e em uma das principais equipes do país. Conselheiro atuante que foi, já participou das principais decisões da liga nos últimos anos. Tenho a certeza que fará ainda mais pelo basquete feminino agora no executivo”, completa Valter Ferreira, presidente da LBF.