Fotos registram atletas à vontade, em suas casas (Marcelo Auge)

Em tempos de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, nada como uma sessão de fotos para levantar a autoestima. A convite do fotógrafo Marcelo Auge, as atletas da Liga de Basquete Feminino, participaram do projeto “EM CASA”, que retrata pessoas nesse período de isolamento. Ao todo, participaram 21 atletas das oito equipes que disputam atualmente a LBF CAIXA, principal torneio de basquete feminino do país.

Entre as modelos, nomes como Érika de Souza (Seleção Brasileira) , Melisa Gretter (Sampaio Basquete), Débora Costa (SESI Araraquara e Seleção Brasileira), Patty (Vera Cruz Campinas e Seleção Brasileira), Palmira (Ituano Basquete) e Karla Costa (Vera Cruz Campinas). Todas foram fotografadas à distância, em suas casas, em poses intimistas e descontraídas.

Patty, Aruzha (Pró-Esporte/Sorocaba), Tainá Paixão (Sampaio Basquete) e Palmira posaram com seus pets de estimação. Vitória Marcelino, do Blumenau, saiu ao lado da mãe, Rose Mary, enquanto Thayná, da Sodiê Doces/LSB RJ, posou ao lado da filha Aylla. Já as veteranas Érika e Karla saíram bem na foto com algumas de suas conquistas em quadra: enquanto a pivô exibe seu anel de campeã da WNBA, a ala recordista de títulos da LBF CAIXA segura as medalhas conquistadas. Gil, do Sampaio Basquete, e Rayane, da Sodiê Doces/LSB RJ, exibem suas leituras durante a pandemia.

O projeto, realizado em duas sessões, é a forma que Auge idealizou para seguir fotografando durante o período de isolamento. As imagens são captadas através de videochamada com as atletas. O profissional posiciona seu aparelho celular em um tripé e, com sua câmera, fotografa a pessoa que está do outro lado da telinha. O procedimento, aparentemente simples, demanda o olho clínico e atento do especialista para um bom resultado.

No total, 21 atletas das oito equipes da LBF CAIXA participaram do ensaio (Marcelo Auge)

“Eu já estava fazendo o projeto com outras pessoas, de diversas áreas, que tiveram que se adaptar nessa pandemia, e surgiu a ideia de fazer com as atletas da LBF”, disse Auge, que pensou que as jogadoras seriam mais tímidas, mas se surpreendeu com a empolgação delas nas sessões.

“O fato de elas poderem se ver na videochamada ajuda a ficarem do jeito que prefiram para a foto. Percebi que elas se divertiram, e logo eu também me diverti. E nesse momento em que estamos enclausurados, é algo diferente. Senti que elas estavam felizes de participarem do projeto. Convidei todas elas a participarem de um ensaio ao vivo quando isso tudo passar”, complementou.

Confira a galeria completa!

Uma das modelos do ensaio, a ala do SESI Araraquara Karen, que costuma ser reservada em suas redes sociais, aprovou o resultado final.

“Eu gostei muito de ter participado. No começo eu tinha muitas dúvidas de como seria, pois eu não sou uma pessoa que tira muitas selfies nas redes sociais e essa foi minha maior insegurança. Mas achei bem bacana, principalmente porque nesta época de pandemia,  é algo diferente e ele nos deixou muito bem a vontade. Achei legal que não teve muito a ver com basquete, uniformes de jogo, era algo mais pessoal. Adorei”, comentou a atleta.

Karen e Rapha Monteiro aprovaram o resultado final (Marcelo Auge)

Melhor Jogadora da última temporada, Raphaella Monteiro, do Sampaio Basquete, também gostou do ensaio, bem diferente dos que já havia realizado.

“Foi uma experiência bem diferente, mas que eu gostei bastante pois o fotógrafo passou bastante confiança e tranquilidade pra mim. De certa forma fez com que a gente tirasse a roupa de treino e se arrumasse um pouco, eu agradeço (risos). Não achava que ia ser tão legal como foi. Adorei o resultado como um todo”, opinou a jogadora da Bolívia Querida.

“A experiência foi sensacional. Sempre existiu a minha admiração, pois gosto e acompanho o basquete, e ter contato com elas foi uma grande honra”, finalizou Marcelo Auge.

A décima edição da LBF CAIXA, iniciada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi paralisada uma semana depois após apenas três partidas, como medida de prevenção. Dirigentes da LBF e representantes das equipes seguem reunindo-se semanalmente para avaliar as condições de saúde pública no cenário nacional e o possível retorno da competição, que segue sem datas confirmadas.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para organizar a LBF CAIXA. A competição tem a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial e a Wilson como marca esportiva oficial.

Coronavírus: saiba como proteger você e sua família. Acesse saude.gov.br/coronavirus