14 de setembro de 2022

Campeã da LBF 2022 pelo Sampaio Basquete e do Desafio Wilson de Três Pontos no Jogo das Estrelas, Lê Lisboa conquistou mais uma premiação na temporada. A ala/pivô foi eleita a Craque da Galera com 39% dos votos válidos no site da LBF.

Com 4009 votos totais, Lisboa teve grande vantagem sobre as principais oponentes da votação. Thaissa, do Bebidas Poty/ Tietê/ BAX Catanduva, ficou na segunda colocação, com 2332 votos e 23% do total, seguida por Leila, do Unisociesc/Blumenau, que teve 2008 votos e 19% da preferência pública.

Ao todo, a votação popular recebeu entre os dias 6 e 13 de setembro mas de dez mil votos. De acordo com o regulamento específico da competição, estiveram elegíveis todas as atletas que disputaram ao menos 50% dos jogos de cada uma das dez equipes na temporada.

Confira o resultado final do prêmio Craque da Galera LBF 2022!

Lisboa em ação no Jogo das Estrelas, em junho; ala/pivô coroa grande temporada (João Pires/LBF)

Na segunda temporada com a camisa tricolor, a ala/pivô participou de 24 jogos da campanha vitoriosa, registrando recordes pessoais em pontos (10,2), eficiência (12,8) e aproveitamento nas bolas de dois (50,9%) e três pontos (35,6%), números que a creditaram para o Jogo das Estrelas, em junho.

Lisboa tornou-se a segunda atleta a vencer o Craque da Galera pelo Sampaio Basquete. Antes, a norte-americana Briahanna Jackson havia levado o título em 2018. Criado em 2015, o prêmio também tem no histórico de vencedoras Adrianinha (2015, América-PE), Damiris (2016, Corinthians/Americana), Palmira (2019, Ituano Basquete) e Leticia Rodrigues (2021, Santo André/Apaba).


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, o sportv como emissora das Finais, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.