Leila fez 13 pontos em pouco menos de 20 minutos em quadra (Vitor Bett/Blumenau)

A lei do ex também funciona no basquete. Ex-Blumenau, Leila foi uma das principais pontuadoras na vitória do Sampaio Basquete sobre a equipe catarinense por 54 a 49, no Ginásio Galegão, no Vale do Itajaí. Com 13 pontos, a ala dividiu a liderança da equipe com a pivô estreante Ziomara Morrison, que anotou outros 13. Mariana Camargo foi a cestinha da partida com 17 pontos, 4 rebotes e 5 roubos de bola.

A vitória colocou a Bolívia Querida na segunda posição do campeonato, ultrapassando o Santo André no saldo de cestas. Já Blumenau sofreu a quarta derrota seguida, caindo para 33,3% de aproveitamento mas mantendo a sétima posição.

“Não foi um jogo fácil. A gente teve momentos muito ruins, mas importante é sair daqui com a vitória. Tem muita coisa a melhorar”, disse Leila em entrevista à rádio Nereu Ramos. Ela também comentou seu retorno à Santa Catarina. “Eu gosto muito daqui, tenho um carinho muito grande, mas jogo é jogo”, completou a ala boliviana.

Promovendo a estreia da ala venezuelana Waleska Perez, que começou acertando uma bola de três em seu primeiro arremesso (terminaria o jogo com 7 pontos), Blumenau começou melhor a partida, vencendo o primeiro período por 17 a 11, com 10 pontos de Mariana Camargo.  No segundo quarto, Sampaio reforçou a defesa e melhorou o ataque, aproveitando 65% dos arremessos para fechar a parcial em 21×12 e ir ao descanso com 5 pontos de vantagem (32×27).

O ritmo diminuiu na segunda etapa, favorecendo a equipe nordestina, já em vantagem. Atuando durante os dez minutos do terceiro período, Ziomara anotou 8 pontos e o garrafão do Sampaio anulou as pivôs da casa (Bibiano, Nonato e Garcia Leon zeraram no 3º quarto). Blumenau ainda esboçou uma reação nos minutos finais, mas não soube aproveitar as chances, sacramentando a quarta derrota consecutiva na LBF CAIXA.

Waleska Perez começou acertando uma bola de 3, mas não conseguiu terminar série negativa da equipe em sua estreia (Vitor Bett/Blumenau)

Para Mariana Camargo, a equipe vem sofrendo com os minutos finais. “Está faltando a gente saber fechar o jogo, saber o momento de conseguir manter a diferença e ficar na frente. Precisamos encontrar isso principalmente para o jogo de domingo, para sairmos com a vitória”, analisou a cestinha desta sexta-feira.

“Foi um jogo muito forte, a defesa do Blumenau atrapalhou bastante a gente, ponto para trabalharmos mais pra frente. As meninas foram guerreiras, gostei muito do que vi. Uma vitória muito importante é é preciso enaltecer o bom trabalho do Camargo no comando do Blumenau. Nós conseguimos a vitória em alguns detalhes. Agora é continuar a trabalhar para manter o crescimento na sequência da competição”, comemorou Virgil Lopez, técnico do Sampaio.

João Camargo lamentou mais uma partida em que a equipe deixou escapar a vitória. “Saio um pouco chateado, pois não podemos desperdiçar tantas oportunidades. Tivemos 49 pontos, um placar muito baixo. Agora é levantar a cabeça e corrigir os erros para domingo (contra a Uninassau)”, declarou o comandante blumenauense.

Blumenau volta aos treinamentos já neste sábado visando a partida do domingo, contra a Uninassau, com transmissão da TV Gazeta. Já o Sampaio retorna ao Maranhão e tem a semana completa para trabalhar no confronto contra o São Bernardo/Brazolin/Unip, na próxima sexta.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

Já Ziomara teve bom começo, sendo uma das cestinhas do tricolor (Vitor Bett/Blumenau)