Após a pausa para as festas de fim de ano e também para o evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Liga de Basquete Feminino (LBF) está de volta. Com um terço da fase de classificação já realizada, Corinthians/Americana e Uninassau/América dividem a liderança da tabela de classificação do campeonato e entram em quadra neste final de semana.

Curiosamente, se o início do ano de 2016 da LBF coloca os líderes do campeonato nacional em quadra, a quinta semana de jogos do campeonato nacional feminino também terá em quadra as duas únicas equipes que ainda não conquistaram vitória na atual edição da LBF, Presidente Venceslau e Maranhão Basquete, ambos com quatro partidas disputadas e zero vitórias.

Ambos com campanha de cinco vitórias em seis jogos, Americana e América buscam se manter no topo da tabela da LBF (Montagem/LBF)

Ambos com campanha de cinco vitórias em seis jogos, Americana e América buscam se manter no topo da tabela da LBF (Montagem/LBF)

A equipe da cidade de Americana, que não entra em quadra na LBF desde o dia 14 de dezembro, procura se recuperar na tabela, após ser derrotado pelo Sampaio Corrêa na última partida que realizou, resultado que quebrou sua sequência de cinco vitórias seguidas e também fez o time do interior do Estado de São Paulo perder a liderança isolada da competição.

Em busca de começar o ano com tudo, o Americana voltou aos treinos no dia 03 de janeiro e desde então se prepara para a rodada dupla de jogos contra o Presidente Venceslau, que será realizada nos dias 21 e 22 de janeiro, ambos às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP).

“Estamos preparadas para esta partida que tende a ser muito difícil, já que nesta edição da LBF o equilíbrio vem sendo a tônica e não existe jogo fácil. O grupo se dedicou bastante nos treinamentos para voltar com força total e contamos com o apoio dos nossos torcedores para estes primeiros desafios de 2016”, comenta a experiente ala Karla Costa, do Americana.

Sem sentir o gosto da vitória ainda na sexta edição da LBF, Presidente Venceslau aposta em sua forte defesa para encontrar o rumo das vitórias. Nos quatro jogos que disputou em 2015, o time do interior do Estado de São Paulo sofreu apenas 69,5 pontos por jogo, segunda melhor marca da competição nacional.

aaaa

Ainda sem vencer na competição, Presidente Venceslau, da armadora Nathalinha, espera iniciar 2016 com resultado positivo (Cláudio Almeira/Divulgação)

No outro duelo desta semana da LBF, teremos o encontro entre duas equipes da Região Nordeste do Brasil. Nos dias 21 e 22 de janeiro, ambos realizados no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE), América de Recife e Maranhão se enfrentam.

A equipe comandada pelo técnico Roberto Dornelas fechou o ano de 2015 com a moral muito alta. Os atuais vice-campeões do principal campeonato de basquete do Brasil engataram uma sequência de quatro vitórias seguidas na competição e contou com o tropeço de seu rival para alcançar o topo da tabela.

Ainda sem vencer na 6ª edição da LBF, Maranhão busca começar 2016 com vitória (Paulo Tarso/Sampaio Basquete)

Depois de enfrentar os fortes Americana e Sampaio, Maranhão terá pela frente o América de Recife nesta semana (Paulo Tarso/Sampaio Basquete)

Sem querer diminuir o alto ritmo em que finalizou 2015, o América de Recife disputou dois amistosos preparatórios, nos dias 07 e 08 antes de voltar a disputar a LBF. Além disso, antes de entrar em quadra para os jogos do campeonato nacional, a equipe do técnico Roberto Dornelas acertou a contratação da pivô Erika de Souza, que já venceu a LBF uma vez e disputou a última edição da LBF com a camisa do próprio América.

Mesmo contando com grandes atuações da ala Paty, cestinha da atual temporada da LBF, com média de 19 pontos por jogo, o Maranhão não conseguiu ainda venceu no campeonato nacional. Curiosamente, contando já com o duelo contra o América de Recife, as três rodadas duplas do Maranhão na sexta edição da LBF foram contra os três primeiros colocados da tabela.