2 de abril de 2024

Iza Sangalli (esquerda superior), Babi (esquerda inferior), Gabi Guimarães (centro), Thaissa (direita superior) e Clarissa (direita inferior): destaques da LBF CAIXA em março

Março foi bastante movimentado na LBF CAIXA 2024. Com 39 partidas disputadas em 31 dias, o mês registrou um novo recorde nas 13 temporadas de competição. E a maratona de jogos trouxe atuações que seguem reescrevendo a história.

Como a atuação da ala/armadora Thaissa, do BAX Catanduva, que fez 32 pontos na vitória sobre o Unimed Campinas e registrou o recorde da temporada e o seu em 11 anos.

Foram 51 duplos-duplos, feito quando uma atleta registra dígitos duplos em dois fundamentos. Clarissa, do Corinthians, e Gabi Guimarães, do Ituano, lideram a estatística, com 5 jogos, cada. A ala/pivô do galo, inclusive, lidera a LBF CAIXA nas médias de pontos (22 por jogo), rebotes (12,8) e eficiência (28,2), despontando como forte candidata a MVP da temporada ao receber o prêmio de Melhor da Partida por quatro vezes no mês.

Março também registrou dois triplos-duplos, que somaram-se aos sete registrados anteriormente na história da LBF CAIXA. No dia 15, Babi, do Unimed Campinas fez o segundo de sua carreira ao anotar 11 pontos, 14 rebotes e 14 assistências na vitória sobre a Sodiê Mesquita por 88 a 80. Dez dias depois, foi a vez de Tassia, da AD Santo André, atingir o feito inédito em sua carreira: 16 pontos, 10 rebotes e 11 assistências no triunfo por 80 a 77 sobre o Unimed Campinas.

No topo da tabela, estão os finalistas de 2023 SESI Araraquara e Sampaio Basquete, com 14 pontos conquistados, cada. Mas o tricolor maranhense tem um jogo a menos que o atual campeão e ainda venceu o confronto direto entre eles a 23 de março – 68 a 59 na reestreia no ginásio Castelinho.

O tubarão segue como o único clube invicto na temporada, com sete vitórias em sete partidas, e vai terminar o primeiro turno com três partidas longe de São Luís para manter-se na ponta.

Março teve ao total 5.413 pontos anotados pelas 11 equipes. Com 77,1 pontos por jogo, o Unimed Campinas, terceiro colocado, teve a melhor média, seguido pelos líderes SESI (75,4) e Sampaio (74,7). O tubarão registrou a maior pontuação da temporada – 99 pontos sobre o BAX Catanduva no dia 18.

Se o primeiro mês de competição foi assim, a perspectiva é que a LBF CAIXA 2024 seja cada vez mais disputada e emocionante. O mês de abril promete!

LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios oficiais de Eletrobras e Renata e tem a Wilson como bola oficial, a TV Brasil como emissora oficialsportv como emissora dos playoffsUOL, o ge.com/EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o apoio da Udiaço e da Winner Sports e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.