Zanon

Zanon definiu as 12 que vão ao Pan

O técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina, Luiz Zanon, convocou as 12 jogadoras que vão defender o Brasil na Copa América/Pré-olímpico em Edmonton, no Canadá, entre os dias 09 e 16 de agosto. A apresentação da equipe está marcada para o próximo domingo (26 de julho), às 16h00 (de Brasília), no Hotel Cosini, em São Sebastião do Paraíso (MG). Os treinamentos serão realizados na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, no interior mineiro, até o dia 04 de agosto, véspera do embarque para o Canadá.

“O processo agora dessa seleção é mais curto. Depois do Pan-americano, em Toronto, analisamos a participação das jogadoras e achamos que poderíamos mudar um pouco a equipe. Levaremos para a Copa América o time do Pan com reforços e a expectativa de evolução do grupo. Trouxemos uma jogadora nova em cada setor, pois seria mais fácil para inserir no planejamento técnico e tático da seleção. Nesse período em São Sebastião faremos treinos e jogos-treinos, inclusive para ajudar na incorporação dessas novas atletas”, analisou Zanon.

Entre as novidades da convocação estão o retorno da ala Iziane Marques, a presença da pivô Nádia Colhado e a primeira convocação da armadora Izabela Nicoletti, de apenas 15 anos (completa 16 no dia 09 de agosto).

“Depois do Pan sentimos a necessidade de reforçar o grupo para a disputa da Copa América. O retorno da Iziane é uma sequência do trabalho que planejamos para esta competição. É o retorno de um planejamento realizado há um mês depois do período de preparação em que ela esteve conosco em Campinas (SP). Precisávamos de uma jogadora neste setor. Ela possui um bom potencial e é uma grande oportunidade de uma volta à Seleção Brasileira”, explica o treinador.

“Já a Nádia estava sem contrato, então estava disponível para defender o Brasil na Copa América. Ainda mais na posição de pivô que é um setor muito carente com as outras jogadoras da posição disputando a WNBA. E finalizamos a oportunidade de avaliação de uma jogadora nova que teve um excelente desempenho na Copa América Sub-16. A armadora Izabela Nicoletti é uma atleta de futuro dentro do processo de reformulação”, acrescenta.

Durante a preparação em São Sebastião do Paraíso, a Seleção Brasileira realizará jogos-treinos contra a Seleção do Chile. Já em Edmonton (CAN), o Brasil realiza novo treino contra a seleção canadense. “Realizaremos dois ou três jogos-treinos contra a seleção do Chile. Serão partidas importantes para a avaliação do grupo depois da incorporação de três novas jogadoras. Em Edmonton, o Canadá também nos convidou para um treino, mas ainda sem data confirmada. Jogaremos uma competição onde todas as equipes querem a vaga nas Olimpíadas do Rio em 2016. Com certeza, será um campeonato bastante equilibrado com o Canadá, time da casa, como favorito”, completa Zanon.

Na Copa América/Pré-olímpico de Edmonton, no Canadá, o Brasil está no Grupo B ao lado da Argentina, Equador, Venezuela e Ilhas Virgens. A estreia nacional será contra as argentinas no dia 09 de agosto. No dia 10 a Seleção folga. Na sequência da competição as brasileiras enfrentam Equador (11), Ilhas Virgens (12) e Venezuela (13). No Grupo A ficaram Canadá, Chile, Cuba, Porto Rico e República Dominicana.

_BraVen02_IzabelaNicoletti_gde

A jovem Izabela Nicoletti é a novidade do grupo

Na última edição do Torneio Pré-Olímpico das Américas, disputado na cidade colombiana de Neiva, em 2011, o Brasil conquistou a vaga para a Olimpíada de Londres (2012) ao vencer na final a Argentina por 74 a 33.

Forma de Disputa

De acordo com o regulamento, as equipes se enfrentam dentro de cada grupo e somente as duas melhores de cada chave se classificam para as semifinais. O primeiro do Grupo “A” enfrenta o segundo do “B” e vice-versa. Os vencedores disputam a final. A Copa América/Pré-olímpico garante à seleção campeã a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. De 2º ao 4º lugares estão classificados para o Pré-olímpico Mundial, que será realizado de 13 a 19 de junho de 2016, ainda sem local definido pela FIBA.

Seleção Brasileira Adulta Feminina
Débora Fernandes da Costa – Armadora – 23 anos – 1,64m – Uninassau/América Basquete Recife (PE) – SP
Gilmara Justino – Pivô – 34 anos – 1,83m – ADCF Unimed Americana (SP) – SP
Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala – 21 anos – 1,80m – São José Desportivo (SP) – BA
Izabela Nicoletti Leite – Armadora – 15 anos – 1,80m – Score Academy/Carolina Waves (EUA) – SP
Izabella Frederico Sangalli – Ala – 20 anos – 1,78m – ADCF Unimed Americana (SP) – SP
Iziane Castro Marques – Ala – 33 anos – 1,82m – Maranhão Basquete (MA) – MA
Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 29 anos – 1,78m – Basketball Santo André (SP) – SP
Karina da Silva Jacob – Pivô – 30 anos – 1,85m – São José Desportivo (SP) – RJ
Kelly Santos Muller – Pivô – 35 anos – 1,93m – Uninassau/América Basquete Recife (PE) – SP
Nádia Gomes Colhado – Pivô – 26 anos – 1,94m – Atlanta Dream (EUA) – PR
Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 24 anos – 1,75m – São José Desportivo (SP) – SP
Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 23 anos – 1,72m – Uninassau/América Basquete Recife (PE) – SP

IZIANE_01

A cestinha Iziane Castro retorna ao selecionado nacional

Média de idade: 26 anos
Média de idade: 1,80m

Comissão Técnica
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Bruno Gomes De Valentin
Assistentes Administrativos: Paulo Henrique Mardegan e Ícaro de Abreu Zantut Ferrarini
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistentes Técnicos: Cristiano Cedra e Júlio Cesar Patrício
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad
Fisiologista/Auxiliar Preparação Física: Rafael Júlio de Freitas Guina Fachina
Médico: Jorge Luiz Fernandes Oliva Junior
Fisioterapeutas: Milena Gomes Perroni Challa e Tatiana Abruceze Dos Santos Cardoso
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
Massagista: Joyce Aparecida Tozetto

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fotos: Arquivo