Adrianinha Moisés, Débora Costa e Tainá Paixão (armadoras); Tatiane Pacheco, Joice Coelho e Isabela Ramona (alas); Damiris do Amaral (ala-pivô); Érika de Souza, Clarissa dos Santos e Nádia Colhado (pivôs). Essas são as 12 jogadoras escolhidas pelo treinador Luiz Zanon (foto) para defender o Brasil no 17º Campeonato Mundial da Turquia, de 27 de setembro a 05 de outubro.

A definição ocorreu logo após o jogo-treino da tarde desta terça-feira (16 de setembro) no ginásio do ADC General Motors,  em São José dos Campos (SP). Das 13 jogadoras que ainda estavam treinando com a equipe nacional, Zanon decidiu pela liberação da pivô Fabiana Caetano.

“Foi uma decisão muito difícil, primeiro por que a Fabiana cresceu muito desde que iniciou o trabalho com a gente. Tem um potencial de futuro muito grande, mas tivemos um fortalecimento no setor das pivôs que obrigou que tomássemos a decisão de viajar com cinco pivôs ou cinco alas. Vamos a partir desse momento tentar montar a melhor situação possível para esse time para que essas pivôs recém chegadas se encaixem e definir as opções táticas”, contou Zanon.

“Com o setor de pivôs fortalecido, vamos manter o jogo rápido de transição e defesas fortes e junto com isso vamos analisar o comportamento dessas pivôs que chegaram agora. Estamos trabalhando para tirar o máximo desse jovem grupo”, completou o técnico.

Na tarde desta terça-feira (16 de setembro), a equipe nacional enfrentou o time sub-18 masculino do São José/Unimed. No jogo-treino, a partida finalizou com o placar empatado em 81 a 81 (38 a 38 no primeiro tempo). A partida serviu como avaliação para o treinador realizar os últimos acertos com o grupo antes do embarque.

“Foi uma ótima partida. Acho que a intensidade poderia ter sido um pouco mais forte, mas ainda faz parte do processo de treinamento. Tivemos a oportunidade de ver as meninas executando arremessos e saindo bem das jogadas com definição, além de uma defesa bem postada contra os meninos que fisicamente são mais fortes. Mas ainda tivemos alguns erros de finalização e execução de jogada na hora certa”, avaliou o treinador sobre o jogo-treino desta terça.

Zanon garante que viaja confiante com o trabalho realizado até o momento com a equipe verde-amarela. “Queremos o máximo que pode ser surpreender ou sentirem o nervosismo e o peso da competição e não ir longe no Mundial. Nosso objetivo é disputar o maior número de jogos, que pode ser seis ou sete partidas e que poderão resultar de primeiro ao quinto lugares. Estou confiante no que realizamos até o momento”, pontuou Zanon.

Já a pivô Érika de Souza, campeã da WNBA com os Los Angeles Sparks, em 2002, falou sobre a expectativa para a disputa de seu quarto Campeonato Mundial. A brasileira que defende o Atlanta Dream desde 2008, destacou ainda que dará o máximo para ajudar o Brasil a conquistar uma boa classificação.

“A expectativa é a mais positiva possível. Eu e as meninas vamos lutar com unhas e dentes e muita garra pelos resultados positivos. Queremos voltar com uma medalha no peito e mostrar que o basquete brasileiro não vive apenas de lembranças. Estamos fazendo um trabalho de renovação e renascimento e quero contribuir dando o meu máximo dentro de quadra para mostrarmos porque estamos no Mundial”, disse a pivô brasileira que há 12 anos atua na WNBA.

O Brasil está no grupo “A” do Mundial, com sede em Ancara, e terá como adversários na primeira fase: a República Tcheca (27), Espanha (28) e Japão (30). Nas oitavas de final, o Brasil poderá enfrentar um dos quatro primeiros colocados na chave “B”: Canadá, França, Moçambique ou Turquia. O grupo “C” é formado por Austrália, Cuba, Bielorrússia e Coréia. E no “D” estão Angola, China, Estados Unidos (atual campeão olímpico e mundial) e Sérvia.

Seleção Brasileira Adulta Feminina
Adriana Moisés Pinto – Armadora – 35 anos – 1,65m – América Basquete Recife (PE) – SP
Clarissa Cristina dos Santos – Pivô – 26 anos – 1,82m – ADCF Unimed Americana (SP) – RJ
Damiris Dantas do Amaral – Ala/Pivô – 21 anos – 1,93m – Minnesota Lynx (EUA) – SP
Débora Fernandes da Costa – Armadora – 23 anos – 1,64m – São José Desportivo (SP) – SP
Érika Cristina de Souza – Pivô – 32 anos – 1,96m – Atlanta Dream (EUA) – RJ
Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala – 20 anos – 1,79m – São José Desportivo (SP) – BA
Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 28 anos – 1,78m – Basketball Santo André (SP) – SP
Joice dos Santos Coelho – Ala – 21 anos – 1,81m – São José Desportivo (SP) – RJ
Nádia Gomes Colhado – Pivô – 25 anos – 1,94m – Atlanta Dream (EUA) – PR
Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 23 anos – 1,75m – São José Desportivo (SP) – SP
Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 22 anos – 1,71m – América Basquete Recife (PE) – SP
Tatiane Pacheco Nascimento – Ala – 23 anos – 1,80m – América Basquete Recife (PE) – SP
Média de Idade: 21,3 anos / Média de Altura: 1,80m

Comissão Técnica
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Bruno Gomes de Valentin
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistente Técnico: Cristiano Cedra
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad
Auxiliar de Preparação Física: Rafael Julio Fachina
Médico: Jorge Luiz Fernandes Oliva Junior
Fisioterapeutas: Milena Perroni e Paula Hensel
Massagista: Jailma Rocha Neves
Nutricionista: Mirtes Stancanelli

O embarque para a Turquia está marcado para sábado (20 de setembro), às 16h45 (de Brasília), no voo da Lufthansa (LH 505), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Wagner Carmo/inovafoto