As jogadoras da Seleção Brasileira Adulta retornaram, na sexta-feira (05 de setembro), ao ritmo intenso de treinos com bola. Depois de um dia de testes físicos, o primeiro treino técnico-tático foi realizado pela manhã no ginásio do ADC General Motors, em São José dos Campos (SP). O técnico Luiz Zanon e o assistente técnico Cristiano Cedra comandaram o grupo que se prepara para a disputa do 17º Campeonato Mundial da Turquia, de 27 de setembro a 05 de outubro.

“Eu fiquei animado com o jeito que as meninas entraram em quadra. Vejo que tiraram uma boa lição dos amistosos na Europa e que realmente precisam jogar com intensidade mais forte. Isso me animou bastante e também a comissão técnica. A chegada da Nádia foi muito importante para fortalecer a posição. Estou esperançoso com a chegada da Érika [de Souza] e Damiris [do Amaral] que vão se juntar ao grupo para ver o comportamento da equipe. Eu vejo que todas aqui estão muito bem comprometidas e determinadas com o que vieram buscar. Nosso objetivo agora é dar padrão para todas o mais rápido possível”, analisou o treinador brasileiro.

Um dos destaques nacionais nos amistosos internacionais foi a armadora Tainá da Paixão, que destacou o trabalho que está sendo muito proveitoso.  “O treino do retorno da folga foi bastante físico, mas com bola. Fizemos um treino corrido e ao mesmo tempo passando as jogadas e o estilo de jogo para as meninas que estão chegando. Estamos repassando algumas jogadas que serão usadas no Mundial. Está sendo um trabalho bastante proveitoso e tenho certeza que faremos bonito na Turquia”, disse Tainá, que defende o América Basquete Recife (PE).

A jovem ala-pivô Vanessa Gonçalves, de 20 anos e 1m85, falou sobre seu retorno após uma lesão que a deixou fora das etapas anteriores de treinamento. “Estou voltando de uma lesão no dedo, então fiquei um pouco distante das quadras. Mesmo estando em um ritmo diferente das jogadoras, que estão vindo de uma sequência forte de jogos e treinos, não senti tanta dificuldade. As meninas me ajudaram muito a entrar nas jogadas, em especial a Adrianinha que mesmo com a diferença de idade a gente se entende muito bem. Estou bastante feliz com a oportunidade de voltar a vestir a camisa do Brasil”, contou Sassá, que joga no Basketball Santo André (SP).

A Seleção Brasileira está concentrada no Hotel Faro, em São José dos Campos (SP). Das 15 atletas convocadas, apenas 13 se apresentaram. As pivôs Érika de Souza e Damiris do Amaral se juntam ao grupo no início da próxima semana. O embarque para a Turquia está marcado para 20 de setembro, às 16h45 (de Brasília). De 21 a 26 as brasileiras irão realizar dois amistosos contra seleções que disputarão o Mundial.

Todas as jogadoras brasileiras estarão em ação na próxima edição da Liga de Basquete Feminino (LBF).

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Divulgação/CBB