Geisa atuou na LBF em 2013, por São José-SP (Acervo)

A sexta-feira (17/9) trouxe uma notícia triste para o basquete feminino. A LBF lamenta o trágico falecimento de Geisa Oliveira, pivô multicampeã brasileira, que disputou a edição de 2013 por São José-SP e que também atuou como representante oficial de jogo da LBF no interior de São Paulo nas últimas edições.

Geisa tinha 42 anos e sofreu uma parada cardiorrespiratória em Campinas (SP), onde morava. Ela deixa o esposo, do qual estava grávida de três meses do primeiro filho.

Ricardo Molina, presidente da LBF, lamentou a perda:

“Vai fazer muita falta. Tive a oportunidade de trabalhar com ela como jogadora em Americana e como representante na LBF. Uma pessoa do bem que nos deixa. Meus sentimentos à familia”, declarou o executivo.

Nascida em São Paulo (SP) em 12 de agosto de 1979, Geisa começou a carreira aos 12 anos, no Clube de Regatas Tietê. Seguiu para Campinas, onde fez a base pela Ponte Preta e Microcamp. Em 1997, aos 18 anos, integrou o elenco do Data/Control Americana campeão nacional – cidade na qual repetiria o feito em 2003, como protagonista. Geisa também conquistou o país jogando pelo Vasco da Gama-RJ, em 2001, e por Ourinhos-SP, em 2006.

A pivô de 1,89m também vestiu a camisa da seleção brasileira. Por anos, atuou no basquete europeu, com passagens pela Espanha, Itália e Hungria. Retornou ao país em 2012 e disputou a LBF no ano seguinte por São José dos Campos, entrando em quadra em 10 jogos da equipe semifinalista, que contava no elenco com nomes como Ariadna, Nadia, Patty e Tati Pacheco.

Após a aposentadoria, Geisa seguiu atuando em campeonatos master e universitários, tendo sido campeã dos Jogos Universitários Brasileiros em 2017 pela equipe da Unip-SP, comandada pelo técnico Borracha (hoje no Vera Cruz Campinas) e ao lado de atletas da LBF como Cacá, Mariana Dias, Aruzha, Lays e Aline Moura.

Na LBF 2019, atuou como representante oficial da liga em jogos nas cidades de Campinas, Itu e Sorocaba, no interior paulista.

Geisa será velada e enterrada na tarde desta sexta no Cemitério Parque das Acácias, em Campinas.