Izabella_Sangalli

Izabella Sangalli defendeu o Basquete Jaraguá na LBF – 2014/15

A prata da casa está sendo valorizada mais uma vez na Seleção Brasileira Adulta Feminina. Essa é a ordem do técnico Luiz Zanon que convocou experientes jogadoras mescladas com algumas das medalhistas da conquista inédita do bronze no Campeonato Mundial Sub-19 do Chile, em 2011. Sob o comando do treinador Zanon a equipe inicia a segunda semana de preparação para a 17ª edição dos Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá, que acontece entre os dias 16 e 20 de julho. O técnico segue o trabalho de renovação da equipe feminina mostrando que a força também vem das categorias de base.

“Estamos tentando aproveitar o maior número possível de jogadoras dessa geração para representar o Brasil. E essas meninas que estiveram no Mundial Sub-19 fazem parte de uma geração que trouxe um resultado inédito e positivo para inserirmos na equipe adulta. Dentro dessa proposta de reformulação da equipe feminina também estamos chamando meninas com potencial de futuro da seleção por algum tempo, como é o caso da pivô Bianca Araújo. O objetivo é seguir preparando essas meninas para termos chances de formar uma equipe que traga resultados por um bom período”, declara Zanon.

Além das jogadoras, os assistentes técnicos de Zanon, Cristiano Cedra e Júlio Patrício, estiveram no Chile como auxiliares de Luiz Claudio Tarallo.

“Nesse trabalho de dar espaço e continuidade para as jogadoras estamos fazendo o mesmo com a comissão técnica. O trabalho de fortalecimento do basquete feminino brasileiro tem que ser feito com as atletas, mas é também através dos técnicos que teremos os resultados objetivados. Buscando esse fortalecimento, nosso próximo passo é ir incorporando a comissão”, completa Zanon.

278

Tássia Carcavalli esteve muito bem pelo Basketball Santo André/APABA

A lista inicial das convocadas tinham cinco dessas meninas que venceram a Austrália por 70 a 67, na conquista inédita da medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-19 do Chile. A ala Isabela Ramona, a armadora Tássia Carcavalli, a ala Izabella Sangalli e a armadora Carina Martins são as jogadoras que seguem na preparação para os Jogos Pan-americanos. A ala Joice Coelho que foi liberada por conta de uma lesão na última semana, também fez parte desse grupo.

“Na época do Campeonato Mundial Sub-19 eu era uma das mais experientes, hoje sou a aprendiz. Estou em um momento de aprendizado. Aproveito para observar e quem sabe um dia voltar a ser a mais experiente. O treinamento aqui está bastante forte e a responsabilidade agora é bem maior. Estou tendo a oportunidade de conquistar isso com as jogadoras mais experientes”, analisa Tássia Carcavalli.

Ramona

Isabela Ramona, do São josé/Colinas Shopping, vem crescendo a cada temporada

Na sexta-feira (12 de junho), as brasileiras deram início à segunda semana de preparação. A ala Izabella Sangalli saiu de convidada para convocada.

“Fiquei muito feliz. Foi muito gratificante essa convocação, ainda mais por saber que o próprio trabalho está sendo reconhecido. Entrei como convidada e a mudança para convocada só me faz mais forte dentro do meu objetivo, que é representar sempre a Seleção Brasileira. Os treinos aqui em Campinas estão ótimos. Na parte física estamos aprendendo coisas novas e diferentes do que estávamos acostumadas. Estamos trabalhando bastante também a parte técnica individual e dentro das jogadas para evoluir taticamente. O Zanon corrige e conversa bastante com a gente para realizarmos as jogadas da melhor maneira possível, o que é muito bom para o entrosamento e a evolução do time na quadra”, destaca a jogadora.

Na conquista do Mundial Sub-19, Izabella tinha apenas 17 anos. “No Mundial Sub-19 jogamos bem contra times de alto nível técnico, mas sei que em qualquer campeonato adulto essa intensidade aumenta ainda mais. Vou usar essa pouca experiência que conquistei nessa competição para brigar por uma vaga aqui e poder contribuir com o time no Pan”, explicou.

Caca_news

Cacá Martins esteve em ação na LBF – 2014/15 pelo Brasília/BasqueteVizi

A Seleção Brasileira Adulta Feminina segue treinando em dois períodos (08h30 às 10h30 e 16h00 às 18h00), no Tênis Clube de Campinas (Rua Coronel Quirino, 1346 – Cambuí), em Campinas (SP). O embarque para Toronto está marcado para 06 de julho no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP). De 07 a 15 de julho a equipe realizará treinos e amistosos no Canadá.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fotos: Arquivo