Que vitória o atual bicampeão Corinthians/Americana conquistou na noite desta quinta-feira. Atuando fora de casa, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), o time invicto do técnico Antônio Carlos Vendramini se recuperou de desvantagem de 11 pontos na segunda etapa, dominou os cinco minutos de prorrogação e venceu o Maranhão Basquete por 84 a 78.

Nome do jogo: Grande destaque do Americana na atual temporada da LBF, a pivô Clarissa foi a protagonista da vitória de seu time, ao fechar partida com duplo-duplo expressivo de 28 pontos e 23 rebotes.

Fez história: Dona do recorde histórico da LBF no fundamento rebote, Clarissa igualou a marca nesta noite, ao recuperar incríveis 23 sobras.

Com recorde histórico, Clarissa foi a grande protagonista da vitória do Americana (Roberta Rodrigues/Divulgação)

Com recorde histórico, Clarissa foi a grande protagonista da vitória do Americana (Roberta Rodrigues/Divulgação)

Dominante: Mandando nos dois lados da quadra, o time do Estado do Maranhão venceu a segunda parcial da partida por 22 a 11 e fechou a primeira etapa com dois dígitos de diferença no marcador.

Se recuperou: Com atitude completamente diferente na segunda etapa, a equipe alvinegra diminuiu a desvantagem no terceiro período e chegou a ter a liderança do placar nos momentos finais de partida. O Maranhão teve a chance de vencer a partida, mas Patrícia acertou apenas um dos dois lances livres que teve e levou o jogo para a prorrogação.

Momento chave: Dentro dos cinco minutos da prorrogação, a equipe alvinegra conseguiu aplicar incrível corrida de nove pontos seguidos, que praticamente sacramentou o triunfo emocionante do Americana.

Atuações importantes: O Americana também contou com boa atuação da dupla da armadora argentina Melissa Gretter, com 18 pontos, e a ala Patrícia Chuca, com 16 tentos anotados, para fechar a partida com vitória.

Bem que tentou: O Maranhão contou com ótimo desempenho da ala Patrícia, que fechou o duelo com 27 pontos, seis rebotes, quatro bolas roubadas e três assistências.

Fala aí: “Esta foi uma vitória da garra, luta e determinação, pois não iniciamos bem o jogo e depois tivemos a força necessária para buscar a recuperação e vencemos na prorrogação. Este foi um resultado muito importante para o nosso time, em termos de classificação nesta primeira fase”, comenta a ala Patrícia Chuca.

“Resultado conquistado com o coração, pois conseguimos uma recuperação impressionante no segundo tempo”, complementa a ala/armadora Karla Costa, do Americana.

Põe na conta: Com a vitória, o Americana segue invicto na LBF, com campanha de três vitórias em três partidas disputadas (100% de aproveitamento). Já o Maranhão ainda não sentiu o gosto da vitória na atual edição da LBF e possui três derrotas em três partidas realizadas.

Sequência ampliada: Falando em invencibilidade do Americana, a equipe do interior do Estado de São Paulo venceu seu décimo jogo contra o Maranhão e continua invicto em partidas contra o rival maranhense na história da LBF.

E agora? Após o duelo desta noite, Maranhão e Americana voltam a se enfrentar na LBF 2015/2016 nesta sexta-feira (11/12), novamente no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), às 21 horas (de Brasília).