30 de novembro de 2023

Líder da campanha do semifinalista Unimed Campinas, Iza Sangalli foi eleita a Melhor Defensora da LBF CAIXA 2023. A ala/pivô foi escolhida por desempate na votação entre os treinadores dos oito clubes que disputaram a temporada.

A eleição teve empate técnico entre Iza e outras três atletas, que receberam dois votos, cada: Beatriz (Unimed Campinas e vencedora em 2022), Maila (SESI Araraquara) e Yasmim (AD Santo André). A premiação ficou com a capitã campineira por sua maior eficiência em estatísticas defensivas como roubos de bola e tocos.

Segunda mais eficiente de toda a liga, com 18,8 pontos de média, a atleta de 1,82m e 28 anos foi a segunda em bolas recuperadas (2,7), logo atrás da companheira Cacá (2,8). Foi a quarta na média de tocos, com 0,7.

Iza liderou a bela campanha do Unimed Campinas (Fábio Leoni/Unimed Campinas)

Tetracampeã da LBF CAIXA, Sangalli teve em 2023 os melhores números da carreira. Nas 19 partidas do clube paulista em 2023, teve duplo-duplo de média: 15,1 pontos (3ª cestinha em média do campeonato) e 10,4 rebotes por jogo (também 3ª da Liga), sendo apenas uma entre três atletas a alcançar o feito no ano, ao lado de Monique (Ituano Basquete) e Barbara (BAX Catanduva). Inclusive, liderou a Liga em duplos-duplos anotados em 13 jogos, no total.

Sua versatilidade e aplicação defensiva ajudaram a rotação do técnico Sidney Coppini a fechar o ano com a terceira melhor defesa da temporada ao lado da AD Santo André, com apenas 69 pontos sofridos em média.

Pela segunda vez, o prêmio defensivo fica com uma atleta campineira. Em 2022, quando foi instituído, o título foi para a armadora Beatriz. Também é o segundo prêmio individual anunciado neste ano a uma jogadora do clube paulista – Parro foi a Revelação.

A LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio oficial da CAIXA e os patrocínios da Patriani e da Renata e tem a Wilson como bola oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.

LBF CAIXA 2023 – DEFENSORA

Votação com treinadores da temporada

1º – Iza Sangalli (Unimed Campinas), Beatriz (Unimed Campinas), Maila (SESI Araraquara) e Yasmim (AD Santo André)  – 2 votos cada

5º – Joice (Ituano Basquete), Mayara (Sodiê Mesquita) e Monique (Ituano Basquete)  – 1 voto cada

Votos válidos: 11; abstenções: 13


MELHOR DEFENSORA DA LBF CAIXA

Lista de vencedoras

2023: Iza Sangalli (Unimed Campinas)

2022: Beatriz (Vera Cruz Campinas)