29 de novembro de 2023
Pelo terceiro ano seguido, Thayná, da Sodiê Mesquita, foi a principal pontuadora em média da LBF CAIXA. Em 2023, a ala do clube fluminense registrou 16,9 pontos por partida em 16 aparições na temporada, demonstrando total recuperação da grave lesão no tornozelo que a tirou dos playoffs em 2022.
Foi dela novamente o recorde de pontos do ano. Em abril, a ala fez 33 pontos na dramática vitória mesquitense sobre o Unisociesc/Blumenau na prorrogação – marca anotada no primeiro turno e que se manteria até o fim da temporada. Foram dez jogos na LBF CAIXA 2023 com pelo menos 15 pontos anotados e outros cinco acima dos 20, como nas sólidas apresentações do segundo turno contra o mesmo Blumenau, Ituano Basquete e o futuro campeão, SESI Araraquara.
Com 1347 pontos, 67 partidas e quatro temporadas pela LBF CAIXA, Thayná é a 25ª maior cestinha da história da liga. Considerando a média de pontos, a ala dispara e figura na primeira colocação da lista, com expressivos 20,1 pontos, superando marcas de personagens históricas como a quatro vezes cestinha de temporada Iziane (19,9), a tricampeã Damiris Dantas (17,3) e a maior cestinha da história no total de pontos, Ariadna (13,9).
A boa temporada rendeu à Thayná sua primeira experiência internacional. Na Eslovênia, a ala vem sendo um dos destaques do invicto ZKK Cinkarna Celje (7 vitórias em 7 jogos na temporada 2023/24), com médias de 13,8 pontos e 3,7 roubos de bola (4ª do campeonato.).
A LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio oficial da CAIXA e os patrocínios da Patriani e da Renata e tem a Wilson como bola oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.