O atual campeão Minnesota Lynx, da pivô Damiris do Amaral, perdeu a oportunidade de chegar a mais uma final da WNBA (versão feminina da liga profissional norte-americana). A equipe que brigou pelos títulos das últimas três temporadas, foi derrotada pelo Phoenix Mercury por 96 a 78 na terceira partida do playoff final da Conferência Oeste. Com a vitória desta quarta-feira (03 de setembro), no US Airways Center, em Phoenix (EUA), a equipe do Arizona fechou a série em dois a um.

A cestinha do jogo foi a pivô Diana Taurasi, do Mercury, com 31 pontos e mais cinco rebotes, sete assistências, uma recuperação de bola e um bloqueio. Sua companheira Brittney Griner marcou 22 pontos. Pelo lado do Lynx, Lindsay Whalen e Maya Moore se destacaram com 20 e 16 pontos, respectivamente. A pivô Damiris do Amaral, campeã da última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) pela Unimed/Americana, esteve em quadra por 09min55 e pegou um rebote.

O Phoenix, que foi eliminado pelo Minnesota em 2011 e 2013, vai enfrentar na final da WNBA o Chicago Sky, que passou pelo Indiana Fever.

Por ter a melhor campanha, o Mercury terá a vantagem de fazer três jogos da série melhor-de-cinco em casa. O primeiro duelo está marcado para o domingo (07 de setembro). Na história das finais da WNBA, as equipes do Oeste ganharam 13 títulos contra quatro das franquias do Leste.

Números
Em sua primeira temporada na WNBA, a pivô brasileira Damiris do Amaral teve médias de 6.0 pontos por jogo, 5.1 rebotes e 1.2 assistências, tendo sido titular em 23 de 30 jogos. Nos próximos dias a atleta se apresentará ao técnico Luiz Zanon em São José dos Campos (SP). A Seleção Brasileira se reapresenta nesta quinta-feira (04 de setembro) para prosseguir com a preparação para o 17º Campeonato Mundial da Turquia, de 27 de setembro a 05 de outubro.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fonte e Foto: CBB