A fase de classificação da sexta edição da LBF CAIXA está chegando ao final, cada uma das seis equipes terá apenas mais dois jogos até o término do campeonato nacional da primeira fase. Mesmo com poucas partidas a serem realizadas, a briga pelas primeiras colocações da tabelas seguem totalmente em aberto e muitas combinações podem acontecer, dependendo das combinações de resultados.

As quatro equipes que disputarão o título do principal campeonato de basquete feminino do Brasil já estão definidas, porém o posicionamento de cada uma delas ainda está em aberto e tudo será definido a partir da próxima segunda-feira, quando todas as equipes entram em quadra para seus dois últimos jogos na fase de classificação.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Corinthians, América de Recife e Sampaio Corrêa abrem última semana de jogos da LBF CAIXA com chance de liderança (Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

Corinthians, América de Recife e Sampaio Corrêa abrem última semana de jogos da LBF CAIXA com chance de liderança (Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)

No interior do Estado de São Paulo, Presidente Venceslau e Santo André/APABA se enfrentam nos dias 28 e 29 de março, já nos dias 30 e 31 de março Maranhão Basquete e Sampaio Corrêa Basquete realizam o clássico maranhense. Para finalizar, Corinthians/Americana e Uninassau/América duelam nos dias 31 de março e 2 de abril, este último com transmissão ao vivo do SporTV.

Confira como fica a tabela de classificação da LBF CAIXA com algumas combinações de resultado nas duas últimas rodadas da fase de classificação:

1º – Corinthians/Americana

– Em caso de duas vitórias sobre o América de Recife, o Corinthians garante a liderança e mando de quadra até o final dos playoffs;

– Se vencer apenas um dos dois jogos desta semana e o Sampaio Corrêa vencer seus dois compromissos, o Corinthians fica na 2º colocação e o time maranhense em 1º, por conta do critério de desempate nos confrontos diretos entre as duas equipes, que ficou em (+22).

– Caso perca as duas partidas contra o América, o Corinthians só não fica na 3ª colocação em caso de duas derrotas do Sampaio contra Maranhão. Se Sampaio vencer pelo menos um de seus dois jogos restantes, o time alvinegro fica em 3º.

2º – Sampaio Corrêa

– Se vencer as duas partidas, o Sampaio Corrêa torce por um tropeço do Corinthians no confronto contra o América de Recife, já que por conta dos critérios de desempate, o time maranhense terminaria na ponta da tabela com essa combinação de resultado.

– Se vencer apenas um de seus dois jogos, o time maranhense deixa de ter chances de ficar com a 1º colocação, independentemente da combinação de resultado do confronto entre Corinthians e América de Recife.

– Se vencer uma partida e o América vencer os dois jogos, a equipe pernambucana fica em 1º, o Sampaio em 2º e  o Corinthians em 3º.

– Se perder os dois clássicos contra seu rival, o Sampaio Corrêa termina em 2º lugar caso o América de Recife também perca seus dois últimos compromissos ou em 3º em caso de uma vitória do time pernambucano em um de seus jogos.

3º – América de Recife

– Se triunfar em seus dois últimos jogos, o América de Recife fica na liderança da LBF CAIXA em caso do Sampaio Corrêa vencer apenas um de seus dois compromissos. Se os dois times venceram as duas partidas, a equipe pernambucana fica na 2ª colocação.

– Se vencer um de seus dois jogos desta semana, o América continua em 3º lugar se o Sampaio Corrêa também vencer um ou dois de seus jogo e em 2º caso o time maranhense tropeço nas duas oportunidades.

– Se sair de quadra com duas derrotas contra o Corinthians, o América de Recife estará automaticamente com a terceira colocação da LBF CAIXA.

4º – Maranhão

– Independentemente de seus resultados na partida contra Sampaio Corrêa, a equipe maranhense já está com a quarta colocação garantida, a última posição que dá vaga aos playoffs da LBF CAIXA.

5º – Santo André

– Em caso de vitória em uma das duas partidas contra Presidente Venceslau, Santo André fecha o campeonato na 5ª colocação;

– Em caso de duas derrotas contra a equipe do interior do Estado de São Paulo, Santo André só não terminaria na 5ª colocação em caso de saldo negativo de (-29) ao final dos dois jogos.

6º – Presidente Venceslau

– Em caso de uma derrota em um dos dois jogos contra Santo André, Presidente Venceslau fecha a temporada 2015/2016 na lanterna da tabela;

– Para terminar o campeonato em 5º lugar, a equipe venceslauense precisa vencer os dois jogos e ainda tirar um saldo de (29 pontos) ao final das duas partidas.