O Santo André/APABA manteve sua grande fase na LBF CAIXA 16/17. Nesta terça-feira, no Ginásio da UNIESP, em Presidente Venceslau (SP), a equipe da Região ABC de São Paulo dominou os três primeiros períodos do duelo contra Venceslau, viu sua vantagem sumir nos instantes finais, porém voltou a liderança com maestria e superou Venceslau por 72 a 71.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Final daqueles: Depois de três quartos com a liderança no placar e certo domínio em quadra, o Santo André viu o jogo mudar totalmente no último período. Com grande reação, o time venceslauense se recuperou de desvantagem de dez pontos no período derradeiro e chegou a liderar o placar nos instantes finais, porém a equipe andreense contou com bola decisiva de 3 pontos da ala Jaqueline nos últimos segundos para voltar a liderança e sair de quadra com vitória.

Protagonista: Dona da bola da “vitória” do Santo André, a ala Jaqueline foi a grande destaque de sua equipe, ao fechar o jogo com 25 pontos e seis rebotes. A armadora Thaíssa, dona de 16 pontos e seis rebotes, também se destacou por Santo André.

Invictus! : Com mais uma vitória conquistada na fase de classificação da LBF CAIXA, o Santo André está empatado com o Corinthians/Pague Menos/Americana na liderança do campeonato nacional, ambos com campanha de três vitórias em três jogos.

Segue na busca: Já Presidente Venceslau, que teve a pivô Izabela, com 16 pontos, e a ala/armadora Karen, com 12 pontos, quatro rebotes e quatro assistências, como destaques, disputou três partidas no campeonato nacional e ainda não saiu de quadra com resultado positivo.

E agora? : Presidente Venceslau e Santo André voltam a se enfrentar pela fase de classificação da LBF CAIXA 16/17 nesta quinta-feira (12/01), às 20 horas (de Brasília), novamente no Ginásio da UNIESP, em Presidente Venceslau (SP).

Santo André na frente: Quem ditou o ritmo do Santo André no primeiro quarto foi a ala Jaqueline e quem ditou o ritmo dos dez minutos iniciais foi a equipe da Região ABC de São Paulo.  O primeiro quarto foi pegado e equilibrado em quase toda sua totalidade, porém Jaqueline, com dez pontos no período, fez a diferença e a equipe andreense saiu na frente: 21 a 14.

Outra história: A vantagem de sete pontos rapidamente virou 14 nos primeiros minutos do segundo período (33 a 19). Porém, a partir deste momento, Presidente Venceslau conseguiu encaixar seu jogo, parou de sofrer pontos e aos poucos foi se recuperando no placar. No fim, o  Santo André voltou a pontuar e conseguiu fechar a primeira etapa com importantes nove pontos de vantagem (43 a 34).

Ainda dominante: O terceiro período mostrou mais uma vez um jogo equilibrado, com as duas equipes trocando cestas, o placar do quarto muito parecido e a vantagem do Santo André mantida. Com boa atuação coletiva no quarto e dominância na área pintada da quadra, a equipe andreense, mesmo cometendo o dobro de erros de seu adversário, conseguiu levar pequena vantagem no 3º período e foi para o ultimo quarto com vantagem marcador (60 a 50)

Olha a reação! : Venceslau conseguiu seu melhor desempenho até então no jogo nos primeiros cinco minutos do último quarto e, com 7 a 2 no placar, conseguiu reduzir sua desvantagem para apenas cinco pontos (72 a 67). Empurrado por seu torcedor, Venceslau continuou massacrante, mesmo com o Santo André buscando de todas as formas manter sua vantagem.

Até o fim: Com tamanha soberania nos dez minutos, Venceslau não só conseguir diminuir a desvantagem como passou à frente do placar nos instantes finais (71 a 69), porém a ala Jaqueline converteu bola certeira de três pontos faltando 14 segundos e devolveu a vantagem para Santo André (72 a 71). Venceslau ainda teve chances de se recuperar, mas não obteve êxito em sua tentativa e a vitória ficou mesmo com o Santo André.

Fala aí: “Jogar na casa do adversário, que não desiste nem um momento, é sempre muito difícil, felizmente conseguimos abrir o jogo no primeiro tempo, os erros no final, principalmente rebotes defensivos, colocaram elas na frente do placar. Mas, a Jaqueline teve muita personalidade para definir a bola que nos deu a vitória. Ela é outra atleta que nunca desiste e mostrou porque é uma das melhores jogadoras da LBF”, disse o técnico Bruno Guidorizzi, do Santo André.