Da redação, em Americana (SP) – 07.03.2025
Com o objetivo de ter toda a arbitragem atuando no mesmo padrão e em total alinhamento, a Liga de Basquete Feminino (LBF) reuniu todos os profissionais da área na noite de quinta-feira (06.03), em São Paulo (SP), e realizou um seminário importante para a competição que começa neste sábado (08.03), com duas partidas.
O gestor técnico da LBF e ex-árbitro, Renato Santos, conduziu o trabalho, que considera de grade valor para que a LBF CAIXA apresente um nível cada vez mais alto.
“Essas reuniões de alinhamento e treinamento são fundamentais e buscam sempre a melhoria da Liga a cada ano. A gente identifica o que precisa ser feito para a temporada seguinte, quais são as oportunidades que podem ser melhoradas e busca isso. Não só na parte técnica da competição, mas também no entretenimento, nas transmissões e na parte da arbitragem”, destacou Renatinho.

Reunião contou com toda a arbitragem da LBF CAIXA 2025 (Foto: Divulgação LBF)
Tudo o que tem de novidade também é relembrado neste momento. “As novas modificações de regra estão aí e os árbitros têm que estar sempre preparados com as informações mais completas e atualizadas para fazer uma grande competição como é a LBF. Isso mostra a preocupação da Liga em qualificar cada vez mais essas pessoas que desempenham funções específicas dentro da competição”, disse o gestor técnico.
O objetivo de todos os profissionais da Liga de Basquete Feminino é um só: fazer uma temporada de excelência. Para isso, as inovações são bem-vindas e a LBF CAIXA 2025 irá apresentar várias.
“A gente está criando um programa de avaliação dos árbitros. Vai ser algo constante durante toda a Liga e visa mostrar realmente os pontos positivos e os negativos que precisam ser melhorados. É um programa que busca o aprimoramento e a evolução técnica deles jogo a jogo. E depois de cada partida vai haver uma reunião com lances do jogo, relatórios de avaliação e isso vai ser uma excelente novidade para essa temporada”, concluiu Renatinho.
A LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios oficiais de Eletrobras, Renata e Roller e tem a Molten como bola oficial, a TV Brasil e a ESPN como emissoras oficiais, o UOL, o GE EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, a parceria da Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de TAM Executiva, Multilog e Cirúrgica Fernandes.