Miguel Angelo da Luz, o técnico que levou a Seleção Brasileira ao título mundial em 1994, na Austrália, e ao pódio Olímpico em Atlanta, 1996, ganha uma biografia recheada de detalhes de sua carreira e sobre os anos áureos brasileiros.

Escrito por Luciano Maluly e Marcelo Cardoso e publicado pela Editora Com-Arte, o livro “Não é só sorte: Miguel Angelo da Luz e o melhor basquete feminino do mundo” será lançado nesta terça-feira, 26, no SESC 14 Bis, em São Paulo (SP), a partir das 19h, em evento gratuito.

“A grande mensagem que queremos passar é que toda pessoa tem uma grande história de vida e que a vida não é só sorte. O Miguel e as jogadoras trabalharam demais (para conquistarem os resultados). Quando ele (Miguel) assumiu a seleção, pouco antes do Mundial, ele foi perguntado sobre o que ele esperava da competição, e ele respondeu que eles estavam indo para serem campeões. As pessoas riram dele, pelo desempenho na última edição. E eles voltaram campeões mundiais. É sobre acreditar sempre e que a gente pode transformar nossos sonhos em realidade”, disse Luciano Maluly, um dos autores.

“Eu espero que a gente consiga transportar o leitor para todos estes momentos que contamos e levar emoção, também. É um livro que fala sobre superação e desejamos que ele seja um livro que estimule quem tiver o prazer de lê-lo”, completou Marcelo Cardoso, o outro autor da obra.

Miguel Angelo da Luz assumiu o comando da seleção em 1993, aos 33 anos. Conquistou o sul-americano daquele ano, realizado na Bolívia, mas ainda enfrentou muitas críticas ao ser considerado ‘inexperiente’ pela imprensa da época para comandar o país no mundial da Austrália – o Brasil havia sido apenas 10º colocado em 1990 e se classificou de forma dramática no pré-mundial de Vigo, na Espanha, em 1992.

Com seu estilo calmo e compreensivo, soube unir a mescla perfeita entre grandes nomes, como Hortência e Paula, e jovens promissoras, como Alessandra e Leila Sobral. Várias delas também deram seus depoimentos à obra, que detalha memórias da conquista inédita que levou o Brasil ao topo do mundo. Dois anos depois, na despedida de Hortência das quadras, nova campanha brilhante, desta vez nos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos, cujo ouro só não veio por conta da revanche das anfitriãs, eliminadas pelas brasileiras em Sydney.

 

NÃO É SÓ SORTE: MIGUEL ANGELO DA LUZ E O MELHOR BASQUETE FEMININO DO MUNDO

De Luciano Maluly e Marcelo Cardoso

Editora Com-Arte

Lançamento: SESC 14 Bis

  • R. Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo