(Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Atrás na Final da LBF CAIXA por 2 a 0, Corinthians vai ao Maranhão sem poder deixar o Sampaio Corrêa fechar a série (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

O cenário da Final da sexta edição da LBF CAIXA ficou muito complicado para o Corinthians/Americana, mas não impossível. Atrás na série decisiva do principal campeonato de basquete feminino do Brasil por 2 a 0, a equipe alvinegra não pode sair de quadra no próximo confronto com outro resultado a não ser vitória para continuar na briga pelo título nacional.

O primeiro jogo de vida ou morte para a equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Vendramini contra o Sampaio Corrêa Basquete será realizado neste domingo (24/04), no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), às 14h30 (de Brasília), ao vivo nos canais SporTV.

“Enquanto houver chance, vai haver luta. É claro que a situação é complicada, pois não fizemos bons jogos, mas temos que acreditar. Não faltou vontade, garra. Vamos ter alguns dias para trabalhar e corrigir o que não fizemos de bom”, comentou o técnico Antônio Carlos Vendramini, do Corinthians.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

(Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

No duelo entre o líder e o vice-líder da LBF CAIXA, por enquanto melhor para o 2º colocado, venceu os dois jogos fora de casa da Final (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Dominante na fase de classificação, com 17 vitórias em 20 jogos, o Corinthians foi dono da melhor campanha da primeira fase da LBF CAIXA 2015/2016, garantiu mando de quadra até a Final, e entrou nos playoffs como um dos grandes favoritos a levantar o troféu de campeão.

Mesmo com susto na primeira partida da série semifinal contra o Maranhão Basquete, quando chegou a estar vencendo por 20 pontos de diferença e saiu de quadra com o resultado negativo, a equipe da cidade de Americana conseguiu vencer os dois jogos restantes do confronto e garantiu vaga para disputar a Final da LBF CAIXA.

Com o direito de disputar os dois primeiros jogos da Final da LBF CAIXA em casa, o Corinthians viu o Sampaio Corrêa dominar ambas as partidas e sair do Ginásio do Centro Cívico de Americana com triunfos por 81 a 58 e 83 a 66, abrir vantagem de 2 a 0 na série e ficar a uma vitória de conquistar o título nacional.

“É muito fácil de detectar que paramos de fazer aquilo que nos deu a melhor campanha da fase de classificação, o melhor ataque. Jogamos uma temporada inteira juntas, conquistamos ótimos números jogando em um estilo, não é possível que no momento mais crucial da temporada a gente faça algo que não estamos acostumadas a treinar”, comentou a armadora Bárbara, do Corinthians.

(Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Cestinha da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA, Damiris é a principal destaque do Corinthians (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Assim como foi o melhor time da fase de classificação em termos de campanha, o Corinthians fechou a primeira fase da LBF CAIXA com o melhor ataque, média de 75,8 pontos jogo. Na semifinal, a equipe do interior do Estado de São Paulo viu sua média cair para 75,3 tentos por partida e na Final, depois de duas partidas realizadas, o time alvinegro tem média de apenas 62,0 pontos.

Se os números ofensivos do Corinthians mudaram bastante da fase de classificação para os playoffs, a história de repete nos números do sistema defensivo. O Corinthians fechou a fase de classificação com média de 67,9 pontos sofridos por jogo, média que aumentou na série semifinal contra o Maranhão, 72,6 tomados por partida, e também subiu na Final da LBF CAIXA, 82,0 pontos sofridos de média em dois jogos contra o Sampaio Corrêa.

“Precisamos sentar, conversar e colocar a cabeça no lugar. Precisamos entrar em quadra e colocar em prática aquilo que nós fizemos durante todo o ano. Vamos pensar em um jogo de cada vez, mas sabendo que precisamos ganhar três jogos e vamos com tudo para conquistar isso”, concluiu a jogadora do Corinthians.

Caso vença o Jogo 3 da Final da LBF CAIXA, o Corinthians forçará a quarta partida da série, que será realizada mais uma vez no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), na terça-feira (26/04), às 19h30 (de Brasília), também com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Confira a tabela completa da Final da LBF CAIXA: 

Jogo 1 – Corinthians 58 x 81 Sampaio Corrêa
Jogo 2 – Corinthians 66 x 83 Sampaio Corrêa
Jogo 3 – 24/04 (domingo), às 14h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 26/04 (terça-feira), às 19h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 30/04 (sábado), às 10 horas – Centro Cívico, em Americana (SP)– ao vivo no SporTV

* Se necessário