Érika teve mais tempo em quadra e levou a melhor sobre Nadia no duelo de superpivôs (Alvaro Jr.)

Caiu a última invencibilidade da LBF CAIXA 2019. Em um jogo emocionante, decidido apenas no estouro do cronômetro, a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho arrancou a vitória do Vera Cruz Campinas após estar atrás no placar durante todo o jogo, triunfando por 64 a 60 no ginásio da Ponte Preta, em Campinas, e encerrando a sequência de 16 vitórias da equipe paulista, que já garantiu a primeira posição da fase de classificação.

Em mais uma atuação de gala, Érika foi a cestinha e MVP do jogo com 22 pontos, 19 rebotes, 64,7% de aproveitamento geral, 3 tocos e 39 de eficiência. A pivô recebeu o troféu de melhor da partida das mãos do técnico da Seleção Brasileira, José Neto, que acompanhou o duelo no ginásio. Isabela Ramona registrou outros 15 pontos.

“Sabíamos que ia ser difícil, mas não impossível (vencer). Treinamos duro a semana inteira pra isso. Agora é continuar nesse ritmo e manter a cabeça no lugar, pois ainda não acabou. Temos um trabalho duro a fazer contra Blumenau”, disse Érika, que elegeu o jogo coletivo como o principal diferencial para a vitória e dedicou o troféu da noite ao grupo.

Cestinha da equipe no ano, Ariadna teve 15 pontos no duelo contra sua ex-equipe (Alvaro Jr.)

A equipe pernambucana tem uma das melhores campanhas do segundo turno, com seis vitórias e uma derrota, ao lado do próprio Vera Cruz Campinas e do Sampaio Basquete. No geral, o time de Roberto Dornelas tem 10 vitórias e 7 derrotas e pulou para a quarta posição, campanha similar à de SESI Araraquara e Blumenau, com quem faz jogo decisivo na quinta-feira, também fora de casa.

Para o Vera Cruz, destaques para o quase duplo-duplo de Ariadna (15 pontos e 9 rebotes) e para Patty e Melisa Gretter, que anotaram 14 pontos cada. O garrafão não produziu como de costume, com Nadia e Mari Dias combinando apenas 15 pontos e 13 rebotes. Com seu primeiro revés, o time paulista tem agora campanha de 94,1% de aproveitamento (16v-1D).

O jogo – O confronto entre as equipes em grande fase começou acirrado, com as campineiras vencendo o primeiro período por apenas um ponto e levando esta vantagem para o intervalo após um segundo quarto de baixa intensidade (parcial 10-10).

Nadia sobe para pontuar; pivô campineira segue se recuperando de lesão e teve 8 pontos e 7 rebotes (Alvaro Jr.)

Lideradas por Ariadna e Patty, as atuais campeãs voltaram melhor para o segundo tempo e comandaram as ações do terceiro período, quando chegaram a ter nove pontos de vantagem. Valente, a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho se valeu da dominância de Érika no garrafão para voltar ao jogo no momento crucial. Nos minutos finais, a cubana Casanova, que passou o primeiro tempo zerada, converteu dois arremessos decisivos que colocaram as pernambucanas à frente no placar pela primeira vez desde o primeiro quarto, a dois minutos do fim (59×60).

Mari Dias ainda empataria o jogo em 60 pontos, mas Ramona converteu a cesta que encaminhou a vitória da Nassau faltando apenas 34 segundos. Vendramini pediu tempo para trabalhar a 17ª vitória, mas as bolas de três campineiras não caíram, decretando o primeiro revés paulista na temporada.

Próximos jogos: A última rodada da fase classificatória acontece nesta quinta-feira, 27, com todas as equipes entrando em quadra às 19h. O Vera Cruz Campinas recebe no mesmo ginásio da Ponte o vice Sampaio Basquete, em jogo transmitido pela ESPN Extra e pelo WatchESPN. Já a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho encara no sul brasileiro o Blumenau, no ginásio do Galegão, com transmissão da TV NSports.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Time do técnico Roberto Dornelas faz campanha de recuperação no segundo turno e tornou-se primeiro algoz do líder (Alvaro Jr.)