3 de julho de 2022

Jade Phillips e o Sport venderam caro a derrota (João Marcos/Sampaio Basquete)

O Sampaio Basquete é mais um clube classificado para as semifinais da LBF 2022. Neste domingo, 3, o tricolor do Maranhão teve trabalho para derrotar o Sport/Glória do Goitá por 83 a 70, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), e fechar em 2 a 0 a série nordestina das quartas de final.

Como no jogo 1, Jennifer O’Neill veio do banco para ser a cestinha tricolor, desta vez com 16 pontos. Gabi Guimarães teve 15 pontos, 7 rebotes e, com 17 de eficiência, ficou com o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Do lado rubro-negro, Jade Phillips e Ineidis Casanova foram os motores. A ala norte-americana foi a cestinha do jogo, com 23 pontos e 15 rebotes, enquanto a armadora cubana despejou 20 pontos. Maira Horford, que ficou fora do jogo 1, teve outros 13 pontos.

O’Neill foi a principal pontuadora do Sampaio na série (João Marcos/Sampaio Basquete)

Confira as estatísticas completas da partida

A derrota foi o fim da linha para o Sport na temporada de retorno da equipe à liga, após sete anos de ausência. Classificado, o Sampaio Basquete aguarda o vencedor da série entre Santo André e Ituano Basquete, que disputam a terceira e decisiva partida nesta segunda-feira, 4, no ABC paulista, com transmissão ao vivo pelo YouTube da LBF.

Confira o chaveamento dos Playoffs da LBF 2022

Rodrigo Galego trouxe Sofie Tryggedsson, MVP do jogo 1, ao time titular, ao lado de Alana, Tainá Paixão, Patty e Érika. Roberto Dornelas repetiu o quinteto do jogo 1, com Casanova, Karen, Phillips, Nicolle Chirinda e Barbara.

Com sede de jogo 3, o leão foi para cima nos primeiros minutos, com Phillips e Casanova fazendo o time pernambucano liderar por um momento no quarto inicial, vencido por um ponto pelas donas da casa (21×20).

Costa Rodrigues recebeu bom público neste domingo (João Marcos/Sampaio Basquete)

As visitantes continuaram endurecendo no segundo quarto, quando foram melhores e comandaram o placar, com Horford sendo o terceiro elemento à ofensiva rubro-negra. No intervalo, o Sport vencia por seis pontos (36×42).

O jogo seguiu equilibrado no terceiro período, quando Gabi Guimarães voltou à quadra e ajudou o Sampaio a retomar a liderança da partida (55×52). Em vantagem, o tubarão seguiu pontuando, com O’Neill. O Sport ainda tentou uma última reação nos minutos finais, quando voltou a encostar no placar  (67×64), mas não teve forças para frear o tubarão, semifinalista da LBF.

Érika e companhia celebram classificação (Matheus Soares/Sampaio Basquete)


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.