Atuando ao lado de seu torcedor, o Uninassau/América conquistou emocionante vitória na LBF. Depois de grande vantagem criada na primeira etapa, o América de Recife viu Presidente Venceslau comandar grande reação no placar e levar a partida para a prorrogação, porém no tempo extra, o time pernambucano voltou a ditar o ritmo do jogo e fechou a partida com vitória pelo placar de 68 a 65.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Começo insano: A equipe pernambucana começou a escrever sua vitória no período inicial, quando anotou 22 pontos, sofreu apenas 11 pontos e já colocou vantagem superior a dois dígitos no placar.

Recuperação exemplar: Após fechar a primeira etapa com 18 pontos de desvantagem, a equipe do interior do Estado de São Paulo dominou toda a 2ª etapa, foi se recuperando no placar ataque por ataque até que empatou o placar nos instantes finais e levou a partida para o tempo extra.

Decisivo: No tempo extra, os dois times mostraram grande trabalho defensivo, porém, o América levou a melhor nos cinco minutos finais e saiu de quadra com vitória emocionante.

Nome do jogo: Com quatro dos cinco pontos do América na prorrogação e duplo-duplo de 20 pontos e 15 rebotes, a pivô Érika de Souza foi a grande destaque da vitória emocionante da equipe pernambucana.

Seis e contando: Destaque da vitória do América, a pivô Érika de Souza aumentou sua sequência de partidas com dois dígitos em dois fundamentos para seis jogos consecutivos.

Também ajudaram: Para sair de quadra com a vitória, o América de Recife também contou com grande atuação da ala Ariadna, dona de duplo-duplo de 14 pontos e 12 rebotes, da armadora Tainá Paixão, com 12 pontos, e da jovem ala Raphaella, com dez pontos.

Põe na conta: Com a vitória, a equipe pernambucana agora possui campanha 12 vitórias em 15 partidas disputadas na LBF (73,3% de aproveitamento). Já Presidente Venceslau é dono da campanha de uma vitória em 15 jogos realizados no campeonato (6,6% de aproveitamento).

Liderança compartilhada: Com a vitória, o América de Recife igualou o número de vitórias do líder Corinthians/Americana, porém com uma partida a mais realizada.

Sem chances: Com o resultado negativo desta noite, a equipe venceslauense foi matematicamente eliminada da disputa dos playoffs da LBF.

Bem que tentaram: Pelo lado da equipe do interior do Estado de São Paulo, destaque para a pivô Barbará, dom 16 pontos e oito rebotes, e para a ala argentina Ornella, com 12 pontos e seis rebotes.

Fora de combate: Com lesão na panturrilha, sofrida na partida contra o Sampaio Corrêa na semana passada, a armadora Adrianinha não participou da partida desta noite e deve desfalcar o time pernambucano em cerca de um mês.

Muito desfalcado: O técnico Roberto Dornellas também não pôde contar com os trabalhos de Franciele, com problemas no joelho, e de Kelly e Lacy, que ficaram de fora da partida por conta de virose.

E agora: Após a partida desta noite, América de Recife e Presidente Venceslau voltam a se enfrentar na LBF no próximo domingo (06/03), novamente no Ginásio do Centro de Treinamento do América, às 10 horas (de Brasília).