Com 26 pontos e novo recorde, Ramona teve grande noite no Recife (Robson Neves)

Em jogo bastante movimentado na noite desta sexta-feira (24), a Uninassau/ Cabo de Santo Agostinho venceu o Ituano Basquete por 77 a 66 e ultrapassou o rival na tabela – é agora o sexto colocado da LBF CAIXA 2019 por ter vencido a equipe paulista por um ponto a mais em relação ao jogo do primeiro turno.

Duas jogadoras protagonizaram o quinto triunfo pernambucano na temporada com grandes atuações no ginásio Wilson Campos, no Recife (PE). A ala Isabela Ramona anotou 26 pontos na sua melhor performance em 6 temporadas na LBF CAIXA e foi premiada com o troféu de melhor da partida – sua atuação também registrou 57,8% de aproveitamento geral, 4 bolas de três (outro novo recorde), 8 rebotes e 27 de eficiência.

Estreante da noite, a pivô Brittany Starling causou ótima impressão no debute. Começou como titular e também foi decisiva com 17 pontos, 15 rebotes e 4 assistências em 36 minutos em quadra.

“Foi um jogo muito físico e agressivo. Demos o nosso melhor e vencemos. Muito bom chegar com uma vitória desse tamanho”, comentou a norte-americana naturalizada camaronesa.

Duplo-duplo mostrou qualidade de Starling em sua estreia na LBF CAIXA (Robson Neves)

Para o Ituano, que fez um bom primeiro quarto e chegou a encostar no placar no último período, foram cestinhas Kelly e Luana, com 13 pontos cada. Nascimento anotou duplo-duplo de 10 pontos e 10 rebotes.

A equipe comandada por Antonio Carlos Barbosa viu seu percentual no campeonato cair para 38,5%, com 5 vitórias em 13 jogos.

O jogo – Os primeiros minutos foram de equilíbrio entre as equipes, com a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho construindo ligeira vantagem ao fim do primeiro período, comandado por uma Ramona 100% nos arremessos, com 10 pontos. No último lance do quarto, a pivô Gabriela, ex-Uninassau, torceu o tornozelo e não retornou mais ao jogo, saindo de quadra com 4 pontos e 3 rebotes em 10 minutos.

A equipe da casa aproveitou o desfalque ituano para dominar o segundo período e construir um placar ainda maior – 44 a 31 ao fim de 20 minutos.

Kelly foi uma das cestinhas do Ituano no Recife (Robson Neves)

Mas o Ituano Basquete voltou atrás no terceiro quarto, aproveitando o bom jogo interno de Nascimento, que marcou 8 dos 17 pontos da equipe paulista, que encostou no placar. A reação ituana teve seu ápice a seis minutos do fim, quando Joice converteu cesta que deixou as paulistas a apenas 1 ponto atrás. Mas a resistência rubro-negra parou por aí e as pernambucanas abriram nova vantagem que foi mantida até o zerar do cronômetro.

Último reforço da Nassau, Érika assistiu à vitória do ginásio. A pivô deverá fazer sua estreia pela equipe na próxima quinta-feira, fora de casa, contra o SESI Araraquara.

Técnico ituano, Barbosa elencou os motivos de mais uma derrota de sua equipe.

“Foi uma partida diferente das outras que nós perdemos, o time lutou, foi guerreiro, infelizmente eles [o Uninassau] fizeram um primeiro tempo que eu considero perfeito, com muitos acertos de 3 pontos. No segundo tempo nós viemos melhor, marcamos melhor, fizemos algumas correções defensivas, mas na hora de virar o jogo – ou pelo menos manter a diferença que nos favorecia no confronto direto por termos ganhado em casa de dez pontos – tivemos três ou quatro tomadas de decisões equivocadas no fim e acabamos perdendo o jogo”, avaliou o experiente treinador.

Com a vitória no duelo direto, pernambucanas ultrapassaram as paulistas na tabela (Robson Neves)

Próximos jogos: As duas equipes terão o mesmo adversário em seus próximos compromissos. Neste domingo (26/5, 11h), a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho recebe o Pró-Esporte/Sorocaba no mesmo ginásio Wilson Campos, com transmissão pela LBF LIVE e entradas custando entre R$5 (meia-entrada) a R$20 (VIP). Já o Ituano Basquete faz o duelo regional contra as sorocabanas na próxima sexta-feira (31/5, 19h30), em casa, no ginásio Prudente de Moraes, com entrada franca e transmissão pela LBF LIVE.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.