A penúltima vaga para os playoffs da LBF CAIXA foi definida nesta sexta-feira. Em casa, o Santo André/APABA abriu grande vantagem nos dez minutos iniciais, controlou o restante da partida e garantiu classificação antecipada para a fase final do campeonato nacional ao vencer o Blumenau Basquete pelo placar de 81 a 61.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Classificado: Com a vitória, o terceiro colocado Santo André agora possui campanha de nove triunfos em 15 partidas disputadas na LBF CAIXA 16/17 e conquistou sua classificação para os playoffs do maior campeonato de basquete feminino do Brasil.

Momento complicado: Após sofrer sua quinta derrota consecutiva na fase de classificação da LBF CAIXA, Blumenau segue com três triunfos porém agora com 15 partidas disputadas no campeonato nacional.

Resta 1: Com o Corinthians/Pague Menos/Americana, o Uninassau e agora o Santo André classificados para os playoffs da LBF CAIXA, resta apenas uma vaga para a fase final do campeonato. Sampaio Corrêa (4º), Blumenau (5º) e Venceslau (6º) brigam por essa vaga.

O Santo André triunfou e conquistou classificação para os playoffs da LBF CAIXA 16/17 (João Pires/LBF)

Momento chave: O Santo André construiu sua vitória nos dez primeiros minutos de jogo. Com completo domínio no ataque, com 61% de aproveitamento, e também na defesa, com 11 erros forçados de Blumenau, a equipe andreense venceu o período inicial por 25 a 8, grande vantagem que fez total diferente no resultado final da partida.

Sempre ela: A grande destaque da vitória do Santo André nesta noite foi a ala Jaqueline, que fechou o jogo com desempenho de 26 pontos anotados e quatro rebotes recuperados.

Ajudaram: O time andreense também contou com grande noite da ala/pivô Silvinha, com 13 pontos e sete rebotes, da armadora Thaíssa, com 11 pontos, e da ala/armadora Érika, com dez pontos, quatro assistências, três bolas roubadas e três roubadas.

Se destacou: Pelo lado do Blumenau, novamente a ala Leila conquistou atuação sensacional, nesta noite de 17 pontos em 23 tentados (73% de aproveitamento) .

Números comprovam: O Santo André construiu sua vitória dominando a partida nas bolas convertidas para 3 pontos, com dez convertidas contra apenas três do Blumenau, e também mostrando grande força defensiva, ao forçar incríveis 25 erros ofensivos da equipe blumenauense na partida.  

E agora? Santo André e Blumenau voltam a se enfrentar pela fase de classificação da LBF CAIXA no próximo domingo (05/03), às 10 horas, novamente no Ginásio Pedro Dell’Antonnia, em Santo André (SP). A partida terá transmissão ao vivo via Facebook Live na página LABAtv.