21 de novembro de 2023

Elis era assistente técnica do Ituano Basquete desde 2017 (Arquivo)

Com tristeza, a Liga de Basquete Feminino recebeu a notícia do falecimento repentino de Elis Schanoski, auxiliar técnica do Ituano Basquete, aos 61 anos. O comunicado foi divulgado pelos perfis oficiais do clube na noite desta segunda-feira, 20.

Atleta desde a infância, professora municipal de Itu-SP e filha do ex-presidente do Ituano Futebol Clube, Vicente Elias Schanoski, Elis esteve presente desde a formação da divisão do basquete feminino do clube, em 2017, integrando sua comissão técnica por cinco edições da LBF CAIXA, incluindo na campanha do título rubro-negro, em 2021.

Recentemente, seguia trabalhando pelo campeonato paulista, tendo sentado no banco pela última vez na sexta-feira, 17, na derrota fora de casa para o Unimed Campinas por 62 a 54. Com o falecimento da assistente, a partida entre Ituano e Santo André, que ocorreria nesta terça no ABC paulista, foi adiada.

Terceira da esquerda à direita, a auxiliar vinha atuando pelo campeonato paulista (Juca Ferreira)

“Elis é e seguirá sendo um dos símbolos do sucesso do basquete feminino na cidade de Itu que, em poucos anos de formação, já conquistou um título nacional e semeou a cultura do esporte nas novas gerações. Nossos mais profundos sentimentos de solidariedade à família, amigos e torcedores do galo pela perda lastimável.”, lamentou o presidente da Liga de Basquete Feminino, Valter Ferreira.

A cerimonia de despedida à Elis Schanoski começa às 16 horas desta terça, 21, na Funerária Barbieri (Alameda Alice, 09, Vila Padre Bento, Itu/SP). Na quarta, sua cremação ocorre em Sorocaba (SP).